A empresa de transporte marítimo Havila Krystruten anunciou que não aceitará mais transportar veículos elétricos ou eletrificados em seus navios. Uma das duas companhias que realiza frete para para as costas de Bergen e Kirkenes, no extremo Norte do planeta, a norueguesa informou que o risco de incêndio é o motivo para a medida. Ela justifica ainda que a decisão foi tomada com base em uma “investigação externa”.
De acordo com a Havila Krystruten, o “problema” não está necessariamente ligado aos riscos dos elétricos de pegarem fogo em si, mas da maneira com que este tipo de ocorrência precisa ser combatido. “A conclusão de nossa análise de risco mostra que potenciais incêndios em veículos ‘fósseis’ podem ser contornados com os sistemas e a tripulação a bordo. Um incêndio em um carro elétrico, híbrido ou a hidrogênio requereria o reforço de resgate externo e colocaria as pessoas a bordo e o navio em risco”, diz a empresa. A Noruega, vale lembrar, tem grande demanda por veículos eletrificados (leia aqui).
A empresa de transporte marítimo não revelou o que a levou a realizar a investigação, mas incidentes recentes podem explicar sua preocupação. Em março de 2022, o navio Felicity Ace afundou com quase quatro mil veículos, após um incêndio descontrolado consumi-lo por mais de 10 dias. A causa do fogo não foi revelada, mas houve suspeita de ter sido iniciada pela bateria de um dos carros elétricos a bordo.
[ Fonte: CarScoops ]