Menos de um mês depois de ganharem novidades nas versões “civis” (leia aqui), X6 e X5 recebem atualizações na variante esportiva, preparada pela divisão M Motorsport. A dupla conta com retoques externos, interior reformulado – como nos acabamentos mais acessíveis – e motorização híbrida leve (MHEV). Segundo comunicado, a BMW passa a vendê-los apenas na variante Competition, mais potente.
Falando em potência, o motor 4.4 V8 continua a entregar os 625 cv e 76,5 kgfm da versão Competition oferecida até então. A marca afirma ter modificado componentes como turbocompressores, coletor de admissão e dutos de escape, além de ter eletrificado o conjunto com uma rede de 48 volts – mudanças suficientes para mudar a código do propulsor de S63 para S68. O câmbio é o mesmo de antes: automático, com oito velocidades, apoiado por sistemas eletrônicos como o diferencial traseiro ativo e o sistema de tração M xDrive. Os SUVs têm ainda suspensão adaptativa, freios redimensionados e escape com controle eletrônico de vazão.
As alterações teriam resultado em “melhor eficiência e respostas mais ágeis”. A expectativa é que as retomadas sejam mais rápidas, devido à integração da máquina elétrica ao câmbio, embora os números de aceleração tenham “piorado”: a prova de zero a 100 km/h agora é cumprida em 3,9 segundos (0,1 s a mais). A velocidade máxima limitada eletronicamente varia entre 250 e 285 km/h, esta com opcional M Driver’s Package. Já os dados de consumo não foram divulgados.
Por fora, as mudanças mais significativas estão na dianteira. Além dos faróis mais estreitos e redistribuídos internamente, os modelos recebem grade com novo formato e aletas horizontais e uma pintura escurecida que “conecta” as tomadas de ar superior e inferior, alterações inspiradas no híbrido XM (leia aqui). A dupla traz também rodas de 21 polegadas na frente e 22″ atrás, novas ponteiras, acabamento preto em difusor e emblemas e atualização na paleta de cores, com a chega de tons como o verde Isle of Man e o cinza Frozen Pure.
O habitáculo traz as mudança vistas nos demais modelos, com destaque para a superfície que reúne as telas de 12,3 polegadas do quadro de instrumentos e de 14,9″ da central multimídia. Seu diferencial, frente aos demais, está principalmente no acabamento, além de trazer mostradores específicos.
A dupla começa a ser produzida em abril, na fábrica de Spartanburg, Carolina do Sul (EUA).