Nissan e Mercedes podem encerrar parceria em fábrica no México


 Mercedes And Nissan Joint Venture Could Collapse In Mexico

A operação conjunta de Mercedes-Benz e Nissan no México pode estar com os dias contados. De acordo com a agência Automotive News, a alta ociosidade da planta de Aguascalientes e o custo do contrato com os japoneses teriam preocupado a cúpula da gigante alemã. Em reunião trimestral para discutir resultados financeiros, o CEO da empresa, Ola Kallenius, disse que a situação do complexo é “estável”, mas paira no ar a dúvida sobre sua continuidade, especialmente após 2025. Depois daquele ano, não há projetos confirmados para a unidade.

A parceria entre as empresas no México é parte do acordo formalizado entre elas em 2010, quando seus CEOs ainda eram Carlos Ghosn (Renault-Nissan) e Dieter Zetsche (Mercedes, então Daimler AG). Atualmente, a fábrica monta, nesta unidade, o Mercedes GLB e os Infiniti QX50 e QX55. Com capacidade para produzir até 230 mil veículos por ano, o complexo fabricou somente 108.681 exemplares em 2022, menos da metade do volume possível. Como sabemos, plantas ociosas na indústria automotiva significam prejuízo.

Aos participantes da reunião, Kallenius contemporizou, após dizer que a situação da fábrica era “estável”. “Temos uma boa parceria com a Nissan e devemos mantê-la neste caminho pelos próximos três anos. O que acontecerá depois disso, ainda não decidimos”, pontuou. Vale lembrar que o complexo também produziu o Classe A Sedan, descontinuado após apenas dois anos devido à baixa demanda na América do Norte.

OUTROS PROJETOS

A situação na fábrica mexicana é um dos projetos entre Renault-Nissan e Mercedes que não atingiu os resultados esperados. Em março de 2022, a Nissan anunciou o fim das atividades na fábrica de motores em Decherd, nos EUA. Os propulsores 2.0 feitos por lá foram desenvolvidos pela Mercedes para serem produzidos pelos japoneses a fim de equiparem os carros alemães e também da Infiniti. Na Argentina, o complexo de Santa Isabel cancelou a montagem da picape Classe X, ainda antes de a Mercedes decidir por matar o modelo também na Espanha, único local que a produziu (leia aqui).

[ Fonte: Auto News ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s