Dando sequência aos planos iniciados em 2019 (leia aqui), a BMW vai iniciar um programa piloto com rodagem do iX5 Hydrogen, uma variação do X5 movida a hidrogênio – como o nome deixa explícito -, evoluída a partir do i-Hydrogen Next. Inicialmente, o veículo circulará por algumas regiões selecionadas, a fim de avaliar seu comportamento nas ruas e a viabilidade junto aos meios em que estará inserido. O lançamento desta fase já estava previsto desde 2021 (leia aqui).
De acordo com a marca bávara, pouco menos de 100 exemplares do iX5 Hydrogen serão colocados para circular em diferentes cantos do planeta, em testes para “públicos-alvo variados”. O programa permitirá que pessoas que não têm quaisquer ligações com o desenvolvimento do projeto possam conhecê-lo, o que inclui dirigir uma destas unidades. “O hidrogênio é uma fonte de energia versátil e tem papel chave no processo de transição energética. É uma das formas mais eficientes de armazenamento e transporte de energia renovável. Nós devemos usar este potencial para acelerar a transformação do setor de mobilidade”, pontua o presidente do conselho da BMW, Oliver Zipse.
O sistema que move o iX5 entrega 406 cv totais a partir de motores elétricos (não detalhados). A alimentação é feita por células de combustível fornecidas pela Toyota, parceira da BMW neste sentido desde 2013. O hidrogênio é armazenado em dois tanques de fibra de carbono, capazes de comportar quase 6 kg do material. No ciclo europeu WLTP, a autonomia estimada supera os 500 km. Já o tempo para reabastecimento é de até quatro minutos, uma grande vantagem em relação aos modelos a bateria. A BMW afirma que o SUV vai de zero a 100 km/h em menos de seis segundos e chega a 180 km/h.
Para produzir esta versão, a BMW despacha unidades do X5 feitas nos Estados Unidos, na fábrica de Spartanburg, destinando-as ao Centro de Pesquisa e Inovação da empresa em Munique, Alemanha. Lá, o iX5 recebe novo assoalho, a fim de comportar os tanques de fibra de carbono sob o assento traseiro e o túnel central. Seu sistema motriz é formado por motor elétrico, transmissão e componentes eletrônicos em um pacote compacto.