A MIni anunciou ter iniciado a produção da terceira geração do Countryman, atualmente o único SUV de sua gama. Testado exaustivamente desde 2021, quando começou a ser fotografado com camuflagem (leia aqui), o modelo fará sua estreia na variação puramente elétrica, a primeira de sua história. O lançamento comercial é aguardado para o segundo semestre de 2023, começando pela Europa.
Em termos visuais, o Countryman mantém a identidade da linhagem atual, mas adota soluções diferenciadas, como o corte reto na parte superior das portas traseiras, a abertura do capô não mais envolvendo os para-lamas e as barras de teto sem vazamento na parte inferior. A variação elétrica adiantará o design geral do SUV, que não deve mudar muito nas versões a combustão, previstas para um segundo momento. O interior tende a ganhar em refinamento e equipamentos, ajudando a justificar o alto preço do crossover, mais caro devido à eletrificação embarcada.
Falando nela, aliás, rumores indicam que a Mini vai utilizar a mesma mecânica do BMW iX1. Caso eles se confirmem, o Countryman EV terá 313 cv disponíveis, alimentados por bateria de 64,7 kWh. No SUV alemão, o conjunto garante aceleração de zero a 100 km/h em 5,7 segundos, velocidade máxima de 180 km/h e autonomia homologada de até 438 km.
Vale lembrar que o SUV será o primeiro Mini produzido na Alemanha na história. A empresa decidiu transferir a linha de montagem do Reino Unido após o fim do acordo entre os britânicos e a União Europeia, que facilitava a distribuição dos veículos prontos e também o intercâmbio de componentes com outros países. O Countryman será feito ao lado dos BMW Série 1, Série 2 Active Tourer e Série 2 Gran Coupe.