A WEG anunciou que vai realizar um investimento de R$ 100 milhões a fim de ampliar seu volume de produção de baterias para veículos elétricos em Jaraguá do Sul (SC). Em nota, a companhia informa que ampliará a unidade atual destinada a este fim, além de construir uma planta para as células e sistemas de armazenamento de energia. A intenção é fornecer componentes para modelos que futuramente serão feitos no País, inclusive ônibus e caminhões.
De acordo com a empresa catarinense, o projeto tem duas etapas de aplicação. Na primeira, o prédio utilizado atualmente nas atividades recebe uma expansão imediata. Já a nova fábrica começa a ser construída pouco depois, com previsão iniciar as operações ainda no primeiro semestre de 2024.
Concluídas as obras, a WEG terá uma área de cerca de seis mil metros quadrados (6.000 m²), em estrutura de construção modular, que pode ser ampliada gradual e continuamente ao longo dos anos. A capacidade anual do complexo será de 1 GW em baterias, o que se reflete em 10 mil pacotes de 100 kWh cada, por exemplo. A título de informação, o Peugeot e-208 tem pacotes de 50 kWh.
Entre as concorrentes da empresa brasileira, a BorgWaner também investe na produção de baterias no País. A americana está construindo uma planta em Piracicaba (SP), que fará também módulos de gerenciamento, e deve iniciar atividades ainda no primeiro semestre (leia aqui).