Apesar dos encontros com autoridades paranaenses (leia aqui), a chinesa BYD está de fato interessada na Bahia. Segundo o site Automotive News, a empresa negocia com o governo do maior estado nordestino para abrir linhas de montagem por lá. O processo é um tanto moroso, haja vista que os asiáticos precisam também se acertar com a Ford para adquirir o complexo erguido em Camaçari, outrora responsável por montar Fiesta e EcoSport.
Recentemente, surgiram rumores de que a BYD já teria se acertado com a Ford. Contudo, a gigante do oval azul nega a informação. “Com o objetivo de esclarecer as informações equivocadamente divulgadas por vários veículos de comunicação, dando como concluída a venda das instalações da Ford na Bahia, a Ford comunica que continua ativamente em processo de negociação com potencial comprador e, portanto, a venda não foi concluída. Informações futuras sobre este tema serão comunicadas a depender do progresso das negociações”, aponta a montadora norte-americana.
Ainda não há um acerto, mas as partes certamente conversam sobre todos os termos. Extraoficialmente, aponta-se que a BYD planeja uma fábrica de chassis de ônibus e caminhões e outra para montar automóveis híbridos e elétricos. Por fim, o complexo deve compreender ainda um espaço para beneficiar lítio, a fim de produzir baterias.
Por ora, os chineses não planejam ter uma outra estrutura além da localizada na Bahia. Ao site Automotive Business, a BYD disse que à visita à fábrica da Stellantis em Campo Largo (PR), outrora responsável por produzir motores E.torQ, foi “uma cortesia”. Também fora feita uma “consulta técnica” junto à proprietária do complexo, mas não houve aprofundamento na relação.
[ Fonte: Automotive Business, Yahoo ]