O próximo elétrico da Volkswagen será um modelo destinado às massas – ainda que não seja necessariamente barato, se comparado às opções a combustão mais acessíveis. O projeto definitivo tomará por base o conceito ID.2all, um hatch que tem porte entre os dos atuais Golf e Polo e deve atuar abaixo do ID.3. O protótipo também traz uma nova identidade visual e soluções diferenciadas no interior. Seu lançamento na Europa deve acontecer em 2025.
Esteticamente, o ID.2all traz novidades importantes à gama elétrica da VW, com faróis em novo formato, feixe luminoso unindo todo o conjunto óptico e lanternas inteiriças, fazendo com que até o logotipo traseiro se ilumine. Contudo, ele tem mais cara de um modelo tradicional, sem seguir a receita comum dos elétricos de se diferenciarem demais de veículos a combustão. Ele faz ainda alusão ao Golf com suas colunas C largas, mantendo vivo o espírito do hatch (que, dizem, seguirá vivo como ID.Golf). Destacam-se ainda as maçanetas traseiras ocultas e as rodas de 20 polegadas.
Por dentro, a VW aposta em um design clean, com difusores de ar ficando ocultos no painel, remetendo aos contornos simplistas dos antigos hatches da marca. O quadro de instrumentos tem tela de 10,9 polegadas e traz mostradores nostálgicos, que lembram modelos icônicos da empresa. Já a central multimídia conta com visor de 12,9″, um novo software mais intuitivo e acesso por um botão giratório no console, ao estilo BMW iDrive, com o logotipo da Volks estampado no topo. É possível se observar ainda a existência de botões físicos para o ar condicionado, o que indica que a montadora abandonará de vez os criticados comandos sensíveis ao toque.
Construído sobre a plataforma MEB, o protótipo mede 4,050 metros de comprimento é movido por apenas um motor, situado na dianteira, com 226 cv. Segundo a VW, ele vai de zero a 100 km/h em cerca de sete segundos. A bateria que o alimenta não teve a capacidade divulgada, mas a marca fala em autonomia média de 450 km, segundo o ciclo europeu WLTP.