Prometido pela Hyundai-Caoa no início do mês (leia aqui), o crossover Kona já está disponível no Brasil. O modelo desembarca por aqui ainda na primeira geração – a segunda linhagem foi apresentada recentemente lá fora (leia aqui) -, como parte da ofensiva de modelos “ecologicamente corretos” da empresa. Ele chega nas versões Hybrid e Electric, com preços entre R$ 209.990 e R$ 289.990.
Uma das características do Kona é o design exótico, com formas sinuosas pela carroceria, grade generosa e faróis separados, que já não são mais uma novidade na indústria. Para passar a impressão de ser um modelo corpulento, o crossover tem caixas de roda alargadas por apliques plásticos, pintura prateada na base dos para-choques e barras no teto. O interior tem acabamento relativamente simples, mas o design está alinhado a outros Hyundai recentes, mesmo com seu projeto já não sendo tão contemporâneo.
Em porte, o Kona fica bem próximo do Creta. O lançamento mede 4,205 metros de comprimento, 1,800 m de largura, 1,565 m de altura e 2,600 m de entre-eixos, enquanto o SUV nacional possui respectivos 4,300 m, 1,790 m, 1,635 m e 2,610 m. O sistema híbrido é similar ao do Ioniq, formado por um 1.6 a gasolina de 105 cv e um motor elétrico de 44 cv. Juntos, eles entregam 141 cv às rodas dianteiras, com consumo médio de 19,6 km/l na cidade e 17,4 km/l na estrada.
Oferecido em pacote fechado, o Kona Hybrid sai de fábrica com seis airbags, quadro de instrumentos e multimídia com uma tela de 10,25 polegadas cada, bancos em couro com ajuste elétrico, aquecimento e ventilação, ar condicionado digital e faróis e lanternas em LED. Há também freio de estacionamento eletrônico, rodas aro 16″, carregador sem fio para celular, projetor de dados no para-brisa (HUD) e uma série de assistentes de condução, como alertas de pontos cegos e de mudança de faixa, controle de velocidade adaptativo (ACC) e aviso de colisão iminente.
Por ora, não foram dados detalhes do Kona Electric.