KG Mobility Torres EVX
A SsangYong está morta. Depois de pedir falência (leia aqui), a empresa chegou a ser comprada pela Edison Motors, mas o negócio não foi adiante por falta de capital pela então adquirente. O KG Group, então, chegou a um acordo para assumir a montadora em agosto de 2022. Em janeiro deste ano, decidiu-se pela mudança de nome da companhia para KG Mobility, alteração agora aprovada na reunião de acionistas da gigante coreana.
KG Mobility Torres EVX
Segundo a empresa, a modificação no batismo tem duas funções principais. A primeira é dar por encerrada a trajetória de altos e baixos da SsangYong e marcar, definitivamente, a troca de comando da montadora. A segunda é reforçar o apelo de “empresa de mobilidade” da nova organização, que terá outras operações além da fabricação de veículos. Os focos, diz o KG Group, serão carros elétricos, propulsão autônoma e inteligência artificial.
KG Mobility Torres EVX
A materialização destes planos começa com alguns conceitos expostos no Salão de Seul. O primeiro é o Torres EVX, o irmão elétrico do SUV Torres, movida por um propulsor dianteiro de 204 cv. Equipado com baterias BYD de 73,4 kWh, o modelo tem autonomia estimada em 420 km, segundo o ciclo de homologação coreano.
KG Mobility O100
Outras novidade são a picape O100, derivada do Torres EVX, e o retrô KR10, que lembra os modelos da Jeep – e já era criação da SsangYong (leia aqui). Por fim, há o médio F100, que lembra o Toyota FJ Cruiser. Este trio também deve ganhar as linhas de produção em breve.
KG Mobility KR10
QUARTO NOME NA HISTÓRIA
Mudanças no nome não são estranhas à trajetória da SsangYong. Curiosamente, KG Mobility é o quarto batismo diferente da montadora desde sua inauguração, em 1954. Na época, a marca se chamava Ha Dong-Hwan. Em 1977, passou a ser designada Dong-A Motor, tornando-se SsangYong somente em 1988, quando começou a ser controlada pela compatriota Daewoo. Desde então, foi gerida pela chinesa SAIC e pela indiana Mahindra, até que entrou em concordata.
KG Mobility F100