Ford E-Transit Courier
Semanas depois de oficializar o Explorer EV (leia aqui), a Ford lança outro elétrico na Europa, chamado E-Tranist Courier. Trata-se de um furgão compacto, que atua abaixo do Transit Connect, e, como dito, adota propulsão sem motor a combustão. A novidade foi antecipada em bastante tempo pela marca, que só deve iniciar suas vendas em 2024. Antes disso, o furgão terá a estreia de opções com motores a diesel e a gasolina, também oficializados.
Ford E-Transit Courier
Visualmente, o modelo segue o estilo caixotão que o segmento exige, mas há algumas novidades em termos estéticos. A dianteira, por exemplo, exibe uma falsa grade generosa e molduras que envolvem não apenas ela, mas também parte dos faróis. O sistema de iluminação tem peças separadas e um filete luminoso junto ao capô, aos moldes do que vemos no VW Taos por aqui. Atrás, as lanternas verticais ocupam a extremidade do veículo, algo já esperado e tradicional nos modelos da Ford.
Ford E-Transit Courier
O interior muda de acordo com o modelo escolhido. Os modelos a combustão têm interior mais simples, mas o painel é estiloso, com central multimídia elevada e botões físicos em uma faixa central horizontal. O quadro de instrumentos também é digital e há comodidades como apoio de braço para o motorista. Já a variação elétrica traz um exclusivo visor de 12 polegadas para a central multimídia, além de um volante de dois raios mais complexo e revestimento um pouco mais refinado nos bancos.
Ford Transit Courier a combustão
O Transit Connect elétrico é construído sobre uma plataforma da própria Ford, diferentemente do Explorer EV, que usa a base do Volkswagen ID.4. A arquitetura do furgão será utilizada também no futuro Puma EV, com o qual o utilitário compartilhará a fábrica romena de Craiova. O comercial leve, deste modo, ficou maior nesta geração: agora são 4,278 metros de comprimento (+11,8 centímetros), com a área de carga comportando agora objetos com até 1,803 m (18,2 cm extras). Ao se abrir a escotilha para o banco do carona (opcional), esta medida avança para 2,661 m. De quebra, o espaço entre as caixas de roda foi ampliado em 20 cm.
Ford Transit Courier a combustão
A variação a combustão (de carroceria vermelha) tem dois motores, ambos turbinados: o 1.0 a gasolina de 125 cv e o 1.5 a diesel de 100 cv. O câmbio é manual de seis marchas, mas o mais potente tem uma opção de caixa de dupla embreagem e sete velocidades. Já o E-Transit tem 136 cv, tração dianteira e máxima limitada a 145 km/h, priorizando a eficiência energética. A capacidade da bateria não foi revelada, tampouco a autonomia, mas a Ford indica que uma carga completa leva menos de seis horas em pontos de 11 kW.
Ford Transit Courier a combustão