A Alfa Romeo anunciou novidades para as versões Quadrifoglio de Stelvio e Giulia. Como esperado, a variação recebe a reforma visual observada nas demais opções de sedã e SUV, atualizadas no final de 2022. De quebra, recebe uma série chamada 100º Anniversario, em homenagem ao centenário do uso do trevo de quadro folhas em veículos da marca. A edição terá apenas 100 exemplares de cada veículo.
A edição especial tem alguns diferenciais, a começar pela potência. O motor é o mesmo 2.9 V6 Biturbo a gasolina, mas agora apto a entregar 520 cv (10 cv extras) e os mesmos 61,2 kgfm de torque. Contudo, a cavalaria extra não está disponível em alguns mercados, como nos Estados Unidos. O câmbio é o automático ZF de oito marchas, mas a tração varia: traseira no Giulia; integral no Stelvio. A dupla recebe ainda o diferencial com deslizamento limitado da variação GTAm e garante o escape em titânio Akrapovič.
No visual, o Quadrifoglio se beneficia de itens já vistos nas demais versões, como faróis em LED Matrix. Os diferenciais da 100º Anniversario são as pinças de freio douradas, os emblemas “1923-2023″ junto aos para-lamas e o acabamento em fibra de carbono para grade e retrovisores. O Giulia tem splitter no para-choque dianteiro e rodas de 19 polegadas, enquanto o Stelvio conta com aros 21”. As cores são as mesmas para ambos: o verde Montreal das fotos e tons como vermelho Etna e preto Vulcano. Já o interior tem quadro de instrumentos digital, seletor de modos de condução (Evolve, Relax, Heritage e Race) e detalhes dourados contrastando com os tons escuros do couro e da alcântara que revestem o habitáculo.
TRADIÇÃO CENTENÁRIA
O “quadrifoglio” (“trevo de quatro folhas”, em italiano) foi usado pela primeira vez por Ugo Sivocci, em seu Alfa Romeo RL “Corsa” (veja abaixo). O piloto pintou uma imagem do emblema no carro para “dar sorte” e acabou vencendo aquela edição da Targa Florio, realizada em 15 de abril de 1923. O triunfo fez com que o trevo fosse aplicado em vários Alfa dali em diante, posteriormente chegando às ruas.