O mais novo Renault nacional está bem perto de ganhar as ruas. Ainda sem batismo confirmado, o SUV compacto que a marca vinha testando no Brasil e no exterior teve seu design registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). As ilustrações confirmam o compartilhamento da base do Dacia Sandero (leia aqui), como indicavam os flagras, deixando claro que o modelo usará a plataforma modular CMP. Seu lançamento deve acontecer ainda em 2023.
Extraoficialmente descrito como um “Anti-Pulse”, o inédito modelo da Renault terá medidas próximas das do rival da Fiat. O Dacia Sandero, que empresta-lhe a base, mede 4,088 metros de comprimento, 1,499 m de altura, 1,848 m de largura e 2,608 m de entre-eixos, comportando 328 litros no porta-malas. O crossover da marca italiana possui respectivos 4,099 m, 1,579 m, 1,774 m, 2,532 m e 370 l. Pelo desenho registrado, o inédito SUV não parece ter medidas tão maiores que as do Sandero europeu.
O Sandero europeu
Em termos estéticos, nota-se um alinhamento do novo modelo com produtos como o reestilizado Kwid: a frente tem faróis separados, com luzes diurnas (DRL) na parte superior e os canhões principais em uma porção mais baixa. A traseira adota lanternas em “J” deitado, como no Captur (leia aqui), mas os prolongamentos sobre a tampa do porta-malas são mais contidos. Os painéis da carroceria e os vincos são diferentes dos vistos no Sandero e o modelo nacional ainda apresenta diferenças, como a pintura em dois tons (versões mais caras) e os piscas integrados ao retrovisores.
O SUV terá a missão de estrear o motor 1.0 Turbo Flex da Renault, como parte do último grande investimento da empresa no País (leia aqui). Ele atuará abaixo do Duster, que em breve ganhará maior nível de equipamentos para que o Captur local seja aposentado (leia aqui).
A expectativa é que seu lançamento aconteça ainda em 2023.