Confirmado pelo Grupo Renault na divulgação do plano Renaulution, no início de 2021 (leia aqui), o hatch elétrico da Alpine está praticamente pronto. Ele foi adiantado pela própria marca francesa com o A290 Beta (“A290_β”, como divulga a empresa), nada mais do que um protótipo derivado do também iminente Renault 5 (leia aqui). O modelo definitivo chegará às ruas em 2024, a fim de dar volume à divisão esportiva do conglomerado francês, ao lado de um SUV derivado do Nissan Ariya (leia aqui) e um cupê desenvolvido em conjunto com a Lotus (leia aqui).
A Alpine usou a base do conceito do Renault 5 para dar vida ao A290_β, o que fica evidente pelo formato da carroceria, pelas medidas (4,05 metros de comprimento, 1,85 m de largura e 1,48 m de altura) e os contornos de componentes como faróis e lanternas. A divisão esportiva, contudo, fez alterações em para-choques, tampa do porta-malas e disposição dos sistemas de iluminação dianteiros e traseiros, além de ter deixado o hatch com apenas duas portas. Há ainda elementos decorativos, como as tomadas de ar laterais e as rodas com elementos geométricos. O interior tem três assentos, com o central destinado ao motorista.
Segundo a Alpine, o modelo tem dois motores elétricos, um para cada roda dianteira, mas nada se fala sobre potência, torque ou quaisquer outros detalhes. Sabe-se somente que ele terá um botão chamado “OV” (“overtake”, ultrapassagem em inglês), para entregar alta cavalaria por um período de até 10 segundos. O Beta tem ainda eixo traseiro multi-link, freios Brembo e rodas de 20 polegadas com “fiel representação dos aros de produção”, embora o hatch de produção vá usar aros 19″.
A marca francesa explica o significado do nome do modelo. O número “2” designa sua categoria (“segmento B”, na Europa), enquanto o “90” será o padrão para modelos da gama “lifestyle” da Alpine. Já a letra grega Beta (“β”) aponta o estágio de desenvolvimento do modelo, atualmente em fase intermediária, tal qual acontece com softwares, por exemplo.