Maserati anuncia fim do motor V8


Não é uma notícia tão surpreendente, haja vista que a Maserati já confirmou que toda sua gama será elétrica até 2030, mas não deixa de ser algo a ser alardeado: a empresa anunciou o fim de seu motor V8. O propulsor deixa de ser montado até o final de 2023, mas permanecerá em oferta ao longo de 2024, por haver estoque remanescente para o próximo ano. Para marcar o adeus, já se sabe que duas séries serão lançadas em julho: Ghibli 344 Ultima e Levante V8 Ultima.

Ainda não há detalhes sobre as duas novidades, que marcarão presença no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido. Certamente, pintura e detalhes de acabamento serão diferenciados, mas o motor 3.8 V8 de 590 cv e 74,4 kgfm, fornecido pela Ferrari, não teve mudanças garantidas. Atualmente, o oito-cilindros equipa somente a versão Trofeo dos modelos Quattroporte, Levante e Ghibli (leia aqui).

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A história dos motores V8 na gama de produção da Maserati se iniciou em 1959, quando a empresa lançou o cupê 5000 GT. O modelo foi uma encomenda de Mohammad Reza Pahlavi, na época xá da Pérsia (atual Irã), que se encantou pelo modelo 3500 GT, então movido por um 3.5 de seis cilindros em linha. Ele desejava algo mais exclusivo, então o engenheiro Giulio Alfieri, chefe do setor da marca na ocasião, tomou emprestado o V8 do 450S, destinado às pistas. O motor teve o deslocamento aumentado de 4,5 para 4,9 litros e foi equipado com duas bombas de combustível e quatro carburadores Weber para entregar 329 cv. Naquele ano, foi feita apenas mais uma unidade, para exibição no Salão de Turim. Entre 1960 e 1966, outras 32 foram produzidas, mas com diferenças leves no propulsor (passou a gerar 340 cv) e no câmbio, agora com cinco marchas.

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Apesar da eletrificação ser a responsável pelo fim do V8, ele provavelmente sairia de cena de qualquer maneira. Afinal, dentro de casa, a Maserati conserva um 3.0 V6 Biturbo de até 620 cv, na variação usada pelo esportivo MC20. Mas, sabemos, o seis-cilindros também está com os dias contados, haja vista a citada eletrificação total da gama da marca.

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