A nova geração do Honda HR-V já tem uma variação elétrica conhecida. Apresentada agora aos europeus, ela se chama e:Ny1 e nada mais é que uma leitura local do e:NS1/e:NP1 vendido na China, de onde é exportado, aliás, ao Velho Continente. A novidade estreia na Europa no último trimestre, em versão única.
Segundo modelo puramente elétrico da Honda na Europa – o primeiro foi o E (leia aqui) -, o e:Ny1 adota a plataforma do HR-V modificada e rebatizada de e:N Architecture F. A letra “F” significa “frontal”, em alusão à tração do SUV, que usa somente um motor dianteiro de 204 cv e 31,6 kgfm. Segundo a marca, ele vai de zero a 100 km/h em 7,7 segundos, com máxima limitada a 160 km/h. O peso em ordem de marcha é de 1.773 kg.
A alimentação do único motor é feita por uma bateria com capacidade bruta de armazenamento de 68,8 kWh, sendo 61,9 kWh deles “úteis”. O montante garante autonomia máxima de 412 km no ciclo europeu WLTP. A reposição pode ser feita em pontos de 11 kW de corrente alternada e 78 kW de corrente contínua, o que permite carregar de 10% a 80% em aproximadamente 45 minutos.
O design do elétrico é ligeiramente diferente do visto no HR-V, com alterações na “grade” e nos para-choques, além de o nome da Honda estar escrito por extenso na tampa do porta-malas. A novidade mais impactante é a tela vertical de 15,1 polegadas no painel, que concentra informações e funções paralelas do veículo, além do teto solar fixo duplo.
A Honda explica que o batismo do modelo tem o seguinte significado: “e” designa sua linha de elétricos e eletrificados; “Ny” é a abreviação para “New You” (“novo você”, em inglês); enquanto o número “1” indica que este é o primeiro veículo elétrico da nova geração de produtos da Honda.
O e:Ny1 é feito na China.