Depois de abrir mão da sobriedade da grade duplo rim em favor de grandes grelhas (chamadas pelos críticos de “dentes de castor”) e suavizar consideravelmente a famosa quina Hofmeister Kink das janelas traseiras de seus carros, a BMW agora caminha para alterar o padrão de nomenclaturas de seus veículos. Instituído em 1972, o atual sistema deverá ser abandonado pela marca em breve. O motivo é a eletrificação da gama, que fará com que a companhia substitua a lógica atual por uma diferente.
A informação de mudança no padrão surgiu no fórum BimmerPost, dedicado à BMW. Um dos usuários, identificado como “ynguldyn”, conhecido internamente por antecipar várias novidades da montadora, foi o responsável por trazer o assunto à tona. A principal novidade, segundo ele, é a mudança de posição do “i”, que surgiu ainda em 1972 para diferenciar os modelos equipados com motor de injeção dos carburados. Atualmente, ele identifica as versões a gasolina não-eletrificadas, mas no futuro será usado para designar justamente os veículos elétricos.
Um indício da troca de padrão foi o registro obtido pela marca com 43 novos batismos de veículos, o que resultaria em uma mudança radical na identificação de seu modelos. O atual “118i” passaria a se chamar somente “118”, por exemplo, e uma eventual variação puramente elétrica adotaria o nome “i120”, causando o mesmo efeito em possíveis modelos chamados “i330” e “i550”. No caso dos SUVs, teríamos produtos chamados “iX340” e “iX540”.
Será mesmo real essa mudança?