O GTS foi o primeiro Polo esportivo produzido no Brasil (leia aqui), mas os europeus têm uma versão GTI do hatch disponível há 25 anos (leia aqui) – uma delas veio pra cá, em lote de 30 unidades, em 2006. Para comemorar este tempo de mercado – pois provavelmente ele não terá mais tantos dias de vida (leia aqui) -, a Volkswagen criou uma série convenientemente chamada Edition 25. Limitada a 2.500 exemplares, ela será vendida em mercados selecionados do Velho Continente.
Entre os diferenciais da Edition 25, a Volkswagen destaca o diferencial com bloqueio eletrônico (XDS), a suspensão rebaixada em 15 milímetros e os faróis em LED Matrix, embora os conjuntos ópticos já sejam disponibilizados nos GTI “comuns”. As mudanças de fato vêm na parte estética, com as rodas Adelaide de 18 polegadas pretas, mesma cor aplicada em teto e retrovisores, e adesivos nas bases das portas, além de emblemas nas soleiras. A carroceria pode ser pintada no tom cinza Ascot das fotos ou nas cores azul Reef, branco Pure, cinza Smoke, preto Deep Black Pearl Effect ou vermelha Kings. Além da pintura, há a opção do sistema Travel Assist, um auxílio de condução que funciona em velocidades de até 210 km/h.
O motor não muda: o Edition 25 é empurrado pelo 2.0 Turbo de 207 cv e 32,6 kgfm, apoiado pelo câmbio de dupla embreagem (DSG) e sete marchas. Com ele, o GTI vai de zero a 100 km/h em 6,5 segundos e alcança 240 km/h.