F1: Aston Martin confirma parceria com Honda para motores a partir de 2026


MIAMI, FLORIDA - MAY 07: Fernando Alonso of Spain driving the (14) Aston Martin AMR23 Mercedes on

A mudança no regulamento de motores da Fórmula 1 a partir de 2026 (leia aqui) segue rendendo outras modificações na estrutura da competição à parte de sua organização. A novidade da vez é o acordo entre Aston Martin e Honda para o fornecimento de motores, por parte da montadora japonesa, que entra em vigor naquele ano. Os rumores sobre um acerto entre as partes ganharam força nas últimas semanas e concretizam uma parceria que pode trazer resultados interessantes para a categoria.

Da parte da Aston Martin, o acerto com a Honda resolve ao menos dois problemas imediatos. O primeiro é depender de uma outra equipe, a Mercedes, para mover seus carros. Ainda que o regulamento exija que os propulsores sejam iguais, ter uma concorrente direta (no momento atual) entregando equipamentos é abrir mão de alguns “segredos” que cada motor tem. O outro é que a Honda chega para ser, ao menos até o momento, sua fornecedora exclusiva. Deste modo, além de manter em sigilo os avanços da unidade de potência, a escuderia britânica pode “moldar” o propulsor ao seu chassi. Convém lembrar que, atualmente, os japoneses fornecem motores para ninguém menos que a Red Bull.

CIRCUIT DE BARCELONA-CATALUNYA, SPAIN - FEBRUARY 19: Honda trucks during the Barcelona February

Pelo lado da Honda, o primeiro efeito é garantir sua permanência na Fórmula 1. A gigante nipônica tem contrato vigente com a Red Bull até o final de 2025, quando os austríacos iniciarão uma parceria com a Ford (leia aqui), e tinha intenção de seguir na categoria, justificando a continuidade pela decisão da F1 de utilizar combustíveis 100% renováveis no futuro. Vale lembrar que os japoneses “deixaram” a competição ao final da temporada 2021, mas mantiveram o apoio técnico à Red Bull, que adquiriu a infraestrutura de desenvolvimento e fabricação de motores. Após um ano de ausência – e domínio do time dos touros vermelhos -, a empresa decidiu por “retornar”, voltando a batizar os propulsores usados por ela e sua irmã AlphaTauri.

Confira abaixo como está se desenhando o grid de escuderias para a temporada 2026 da Fórmula 1

FÓRMULA 1 2026 – EQUIPES EM POTENCIAL
Construtor – Fornecedor de Motores
Red Bull – Ford
Ferrari – Ferrari
Mercedes – Mercedes
Alpine – Renault
Aston Martin – Honda
Audi-Sauber – Audi
McLaren – Indefinido/Mercedes
Haas – Indefinido/Ferrari
Williams – Indefinido/Mercedes
AlphaTauri* – Indefinido/Ford

*A continuidade da equipe B da Red Bull é incerta

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s