A Aston Martin apresentou oficialmente o DB12, sucessor do DB11, lançado em 2016 (leia aqui). O novo esportivo toma por base a arquitetura do antecessor e boa parte da carroceria, como se nota por perfil, teto e traseira, embora a montadora inglesa garanta que cerca de 80% dos componentes são diferentes. Infelizmente para os puristas, o motor de 12 cilindros foi abandonado, dando lugar a um V8 de origem Mercedes-AMG com potência suficiente para poucas pessoas ficarem com saudades do V12. O cupê chega ao mercado no terceiro trimestre de 2023.
Como dito, o DB12 é facilmente reconhecido como evolução do DB11 pelo perfil da carroceria, o que engloba design e proporções. As laterais são bem parecidas, enquanto a traseira é praticamente idêntica: ali, a grande novidade é o nome da Aston Martin escrito por extenso. A dianteira, contudo, é totalmente diferente. Nesta área, o novo esportivo apresenta faróis redesenhados, para-lamas revistos, para-choque repaginado e uma generosa tomada de ar evocando sua esportividade.
No interior, o esportivo traz uma reformulação completa em relação ao antecessor. A Aston Martin enfim abandona a identidade de seus painéis, que remetia a modelos como o Vanquish (2001-2007), em favor de um desenho mais contemporâneo, dominado por linhas horizontais. Ele tem quadro de instrumentos digital e multimídia com visor de 10,25 polegadas, mas a marca afirma ter buscado o equilibro entre moderno e tradicional ao conservar os comandos físicos. O interior dispõe de diferentes combinações de revestimento, detalhes em alumínio, madeira ou fibra de carbono e um aparelho de som Bowers & Wilkins de 15 alto-falantes (opcional).
Para movê-lo, sai de cena o 5.2 V12 de 639 cv e 71,4 kgfm, dando lugar ao 4.0 V8 Biturbo de 680 cv e 81,6 kgfm. Havia também um V8 para o DB11, que entregava 535 cv e 68,8 kgfm. O novo propulsor envia a força às rodas traseiras mediante um câmbio automático de oito marchas, levando o DB12 de zero a 100 km/h em 3,6 segundos. A máxima é de 325 km/h. Para efeito de comparação, os números do DB11 com motor V8 eram 4,0 s e 309 km/h, enquanto com o V12 ficavam em 3,7 s e 334 km/h.
Outras novidades do DB12, segundo a Aston Martin, ficam para o acerto do chassi, com acerto 7% mais firme. A suspensão tem ainda barras estabilizadoras e novos amortecedores adaptativos. Os freios têm 400 milímetros de diâmetro na frente e 360 mm atrás e podem ser de carbono-cerâmica, que reduzem o peso em 27 kg e têm menor risco de fadiga. Os discos se escondem atrás de rodas de 21 polegadas, que calçam pneus 275/35 na dianteira e 315/30 na traseira.