Estradas federais do Paraná ficarão sem pedágio por pelo menos um ano


PR: com fim de concessões, motorista ficará um ano sem pedágio!

A partir de 28 de novembro, as rodovias federais privatizadas do Paraná deixarão de ser pedagiadas por pelo menos um ano. O motivo é o fim dos contratos de concessão no dia 27, o que levará à interrupção momentânea da cobrança em cerca de 3,3 mil quilômetros de vias, incluindo alguns trechos estaduais. Sem renovação automática do vínculo, as cancelas serão levantadas, liberando a passagem dos que trafegam pelas vias estaduais que estavam sob administração privada.

Segundo o site Banda B, a falta de nova concessão acontece porque houve impasse entre o Ministério da Infraestrutura e o governo estadual sobre o modelo de negócio a ser adotado. Indiretamente, o “atraso” deve ajudar a reduzir o preço das tarifas. Elas podem chegar a R$ 26,00 por automóvel na BR-277, conhecida como Grande Estrada, que corta o estado transversalmente do Porto de Paranaguá, no litoral, até a Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, na fronteira com o Paraguai. “A expectativa é que no leilão o preço médio das tarifas cobradas no Paraná reduzam em 50%, além das obras. Mas o leilão e a entrada da nova concessão devem ocorrer somente no fim do ano que vem”, explica o secretário-chefe da Casa Civil, Guto Silva.

Os contratos atuais foram firmados em 1997, na gestão de Jaime Lerner, e frequentemente são alvo de críticas dos paranaenses. Em maio, o governador Ratinho Jr. (PSD) afirmou que o fim dos acordos seriam um alívio para os moradores. “Esse formato que tanto mal fez ao estado não fica um segundo a mais no Paraná”, criticou, na época, ressaltando a falta de execução das obras prometidas e as frequentes acusações de corrupção por parte das empresas envolvidas nos processos.

[ Fonte: BandaB, Folha ]

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s