Ferrari vence categoria principal das 24 Horas de Le Mans após quase 60 anos


Depois de 58 anos, a Ferrari voltou a vencer na principal categoria das 24 Horas de Le Mans, a mais icônica prova de longa duração do automobilismo mundial. A equipe italiana triunfou com o carro nº 51, guiado por Antonio Giovinazzi, Alessandro Pier Guidi e James Calado, completando 342 voltas no Circuit de La Sarthe. A conquista ainda colocou fim à hegemonia de cinco anos da Toyota, que ficou com a segunda posição a apenas 1min21s793 de distância.

O sucesso da Ferrari em Le Mans foi bastante celebrado por fãs e funcionários. Além da vitória, claro, a escuderia encerra um longo jejum na competição, de onde saiu oficialmente em 1973, atuando apenas nas categorias “menores”. A empresa decidiu retornar às provas de longa duração, participando do Mundial de Endurance (WEC) na recém-criada Hypercar. A disputa de 2023 marcou não apenas a estreia do novo regulamento, como também a participação de montadoras como Porsche, Peugeot e Cadillac, que conquistou um inédito pódio na corrida francesa e também uma quarta posição, logo à frente da outra Ferrari. Também esteve presente a independente Glickenhaus, com um desempenho também significativo: sexto e sétimo lugares.

As 24 Horas de Le Mans são disputadas desde 1923, com breves períodos de paralisação devido a greves e guerras. A etapa de 2023 foi a 91ª de sua história. Neste ano, o circuito de 13.626 quilômetros recebeu cerca de 325 mil espectadores. Foi a 10ª vitória da Ferrari na classificação geral em Le Mans – a última foram em 1965 – e a 29ª em classes. Com o triunfo, a italiana reduziu a distância para a Toyota, que segue liderando a atual temporada do WEC.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria.

HYPERCAR
1. Giovinazzi/Calado/Guidi – Ferrari 499P #51 – 342 voltas
2. Buemi/Hartley/Hirakawa – Toyota GR010 #8 – a 1min21s273
3. Bamber/Lynn/Westbrook – Cadillac V-Series.R #2 – a 1 volta
4. Dixon/Bourdais/Van Der Zande – Cadillac V-Series.R #3 – a 2 voltas
5. Fuoco/Molina/Nielsen – Ferrari 499P #50 – a 5 voltas
6. Pla/Dumas/Briscoe – Glickenhaus 007LMH #708 – a 7 voltas
7. Gutiérrez/Berthon/Mailleux – Glickenhaus 007LMH #708 – a 9 voltas
8. Vergne/Jensen/Resta – Peugeot 9X8 #93 – a 12 voltas

LMP2
1. Costa/Scherer/Śmiechowski – Inter Europol #34 Oreca – 328 voltas
2. Andrade/Delétraz/Kubica – Team WRT #41 Oreca – a 21s015
3. Jani/Binder/Pino – Dequeine Team #30 Oreca – a 1 volta

LMGTE AM
1. Catsburg/Keating/Varrone – Chevrolet Corvette C8.R #33 – 313 voltas
2. Al Harthy/Dinan/Eastwood – ORT By TF Aston Martin Vantage #25 – a 1 volta
3. Wainwright/Barker/Pera – GR Racing Porsche 919 RSR-19 #86  – a 1 volta

INNOVATIVE CAR
1. Johnson/Rockenfeller/Button – Hendrick Chevrolet Camaro #24 – 285 voltas

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?