Em fim dramático, Ferrari vence 24 Horas de Le Mans pelo segundo ano consecutivo


_TR_0614

A Ferrari voltou a vencer as 24 Horas de Le Mans, repetindo o feito de 2023, quando quebrou um jejum de 50 anos na mais emblemática prova de longa duração do automobilismo mundial. Em um final dramático, o carro #51, guiado no último stint pelo dinamarquês Nicklas Nielsen, viu a bandeira quadriculada com apenas 3% de combustível/energia (entre gasolina e eletricidade), suficiente para conquistar a prova pela primeira vez na carreira. O veículo foi guiado também por Antonio Fuoco e Miguel Molina e chegou 14 segundos à frente do Toyota #7, que largou em 23º na categoria principal Hypercar e conseguiu terminar em segundo. O Brasil foi representado no pódio da classe LMGT3 por Augusto Farfus, que chegou em segundo com o BMW M4 #31 da Team WRT.

A edição 2024 da corrida francesa foi marcada por muita emoção. A etapa teve várias mudanças de clima, com chuva torrencial à noite que trouxe o Safety Car à pista, além de alterações constantes entre pista seca e molhada. Em um dos momentos de precipitação leve, alguns pilotos apostaram no uso de pneus de chuva (“Wet”), ainda nas primeiras horas, mas acabou não dando certo, dando vantagem a quem ficou com os compostos que já possuía.

Foi com este tipo de estratégia e também uma tocada forte de Robert Kubica que o Ferrari AF Corse #83, que largou em 12º, tomou a dianteira e lutou pela vitória por muito tempo. Porém, o carro teve problemas mecânicos e até um princípio de incêndio, precisando abandonar. A disputa, então, ficou principalmente entre os Ferrari #50 e #51, os Toyota #7 e #8 e o Porsche #6, que largou na pole, mas acabou perdendo competitividade.

No começo da última hora, o Ferrari #50, que liderava a etapa, teve problemas com a porta direita, obrigando Nielsen a parar. O dinamarquês aproveitou para abastecer e tocar o carro até o fim. Com José Maria “Pechito” Lopez ao volante, o Toyota #7 vinha em ritmo forte para tentar tomar a vitória, mas teve alguns erros do argentino no caminho. A equipe japonesa apostava no fim do combustível do carro italiano para herdar a vitória, o que acabou não acontecendo por muito pouco.

Na categoria Hypercar, a principal, o Brasil tinha Felipe Drugovich e Pipo Derani no Cadillac #311, ao lado de Jack Aitken. Derani, porém, acabou batendo em uma barreira de pneus no início da manhã, o que comprometeu a corrida. O carro chegou a 31 voltas do fim. Outro brazuca na disputa foi Felipe Nasr, a bordo do Porsche #4 com Nick Tandy e Mathieu Jaminet. O trio teve bom rendimento, mas uma batida de Nasr, também pela manhã, encerrou a participação do carro.

Confira abaixo os vencedores de cada categoria.

HYPERCAR
1. Fuoco/Molina/Nielsen – Ferrari 499P #50 – 311 voltas
2. Lopez/Kobayashi/De Vries – Toyota GR010 #7 – a 14s221
3. Giovinazzi/Calado/Guidi – Ferrari 499P #51 – a 36s730
4. Estre/Lotterer/Vanthoor – Porsche Penske 963 #6 – a 37s897
5. Buemi/Hartley/Hirakawa – Toyota GR010 #8 – a 1min02s824
6.  Campbell/Christensen/Makowiecki – Porsche Penske #5 – a 1min45s654
7.  Bamber/Lynn/Palou – Cadillac V-Series.R #2 – a 2min34s468
8.  Stevens/nato/Ilott – Hertz Jota Porsche 963 #12 – a 3min02s691
9. Rasmussen/Hanson/Button – Hertz Jota Porsche 963 #38 – a 3min36s756
10. Bortolotti/Kvyat/Mortara – Lamborghini Iron Lynx SC63 #19 – a 2 voltas
11. Vandoorne/Di Resta/Duval – Peugeot 9X8 #94 – a 2 voltas
12. Vergne/Jensen/Müller – Peugeot 9X8 #93 – a 2 voltas
13. Grosjean/Caldarelli/Cairoli – Lamborghini Iron Lynx SC63 #19 – a 2 voltas
14. Bennet/Vernay/Serravalle – Isota Fraschini Tipo 6-C #11 – a 9 voltas

LMP2
1. Jarvis/Garg/Siegel – United Autosports #22 Oreca – 297 voltas
2. Novalak/Lomko/Śmiechowski – Inter Europol #34 Oreca – a 3min44s685
3. Lafargue/Van Uitert/De Gerus – Idec Sport #28 Oreca – a 3min59s256

LMGTE3
1. Shahin/Schuring/Lietz – Manthey Ema Porsche 911 GT3 R LMGT3 #91 – 280 voltas
2. Farfus/Leung/Gelael – Team WRT BMW M4 LMGT3 #31 – a 1 volta
3. Roda/Pedersen/Olsen – Proton Competition Ford Mustang LMGT3 #88  – a 25s425

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?