Volkswagen injeta R$ 3 bi no Paraná e garante produção de Virtus e nova picape


Celebrando 25 anos da fábrica de São José dos Pinhais (PR), a Volkswagen anunciou algumas novidades para o complexo paranaense. Complementando as primeiras informações (leia aqui), a marca revela que injetará R$ 3 bilhões na planta, capital que viabilizará a produção de uma inédita picape (leia aqui), provavelmente inspirada no conceito Tarek (leia aqui). Além disso, a unidade passará a montar também o sedã Virtus, hoje feito exclusivamente em São Bernardo do Campo (SP), ajudando a desafogar o complexo do ABC.

Ainda não se sabe quando a picape chegará ao mercado. A julgar pelo atraso do projeto, com cronograma alterado em diversas oportunidades, é bastante provável que o lançamento comercial aconteça somente depois de 2026: no momento, circulam mulas do Virtus, com medidas ampliadas, para o desenvolvimento do modelo. Ou seja, ela usará uma evolução da atual plataforma MQB-A0. Sob o capô, tudo indica que contará com o 1.5 Turbo, da família TSI Evo2, com sistema híbrido leve (MHEV), a ser feito na planta de São Carlos (SP).

A produção do Virtus no Paraná é fruto também deste investimento bilionário da VW. As atividades começam em 2025, a fim de auxiliar a planta de São Bernardo do Campo a abastecer o mercado com o sedã. É provável que a fábrica paulista esteja trabalhando a plenos pulmões, também para atender à demanda por Nivus e Saveiro, e fabricá-lo em São José dos Pinhais ajudaria o complexo a focar em outros produtos.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?