F1: Perez vence no Azerbaijão, com Vettel e Gasly no pódio após GP emocionante


F1 World Championship points standings after the 2021 Azerbaijan GP

Garantia de fortes emoções, o GP do Azerbaijão não decepcionou os fãs da Fórmula 1, com resultados improváveis desde a qualificação. Após muitas ultrapassagens, dois pneus furados decisivos e uma relargada determinante, Sergio Perez venceu pela segunda vez na categoria, triunfando pela primeira vez com a Red Bull. O resultado alavancou os austríacos na liderança, uma vez que a Mercedes sequer pontuou – o que não acontecia desde 2013. O pódio foi completado por dois pilotos que não estavam entre os favoritos nas casas de apostas: Sebastian Vettel, pela primeira vez no top 3 com a Aston Martin, e Pierre Gasly, levando a AlphaTauri ao alto nível outra vez. Ponto positivo também para o sexto lugar de Fernando Alonso e o sétimo de Yuki Tsunoda. Após um erro decisivo, Lewis Hamilton foi o 16º. A decepção do fim de semana foi Valtteri Bottas: 12º colocado, aparentemente sem problemas no carro.

A CORRIDA

Os tempos registrados nos treinos já mostravam certo equilíbrio no Azerbaijão, mas com favoritismo pontual para Ferrari e Red Bull. Confirmou-se: com o acidente de Tsunoda a menos de dois minutos do fim do Q3, ninguém conseguiu melhorar o tempo e a pole ficou com Charles Leclerc, seguido por um inesperado Hamilton, que extraiu muito de uma Mercedes um tanto decepcionante em circuitos travados. Evidência disso foi a decepcionante 10ª posição de Bottas. Verstappen partiria em terceiro, seguido por Gasly, Sainz, Perez, Tsunoda, Alonso e Norris.

1322128818

Na largada, nenhum incidente, mas uma troca de posições significativa. Perez pulou de sexto para quarto, superando Gasly e Sainz, Alonso passou por Tsunoda, enquanto Vettel, saindo de 11º, ganhou as posições de Bottas e Norris. Na segunda volta, Hamilton partiu pra cima e tomou a dianteira de Leclerc, que já não conseguia manter o ritmo forte para se defender. No quinto giro, foi a vez de Verstappen superar o monegasco da Ferrari e assumir a segunda posição. No sexto, Perez também ultrapassou Leclerc, ocupando o terceiro posto a partir daí.

Na volta 7, iniciavam-se as trocas de pneus, apresentando-se diferentes estratégias. Na 11, o líder Hamilton parou, mas a equipe acabou tendo problemas, demorando quase cinco segundos para substituir os compostos. De olho nisso, a Red Bull chamou Verstappen no giro seguinte. Com um trabalho irrepreensível, abaixo de 2 s, o holandês voltou na ponta. Na 13, Perez também parou, demorou um pouco mais que o parceiro de time, mas também retornou à frente de Hamilton. Naquele momento, a liderança ficaria com Vettel até a 18. O alemão sairia dos boxes em sétimo. Em terceiro, o heptacampeão da Mercedes iniciaria a caça a Perez, mas o mexicano conseguiria se defender bem, enfim tendo oportunidade de abrir vantagem para evitar a abertura de asa móvel.

Azerbaijan F1 GP: Perez wins after drama for Verstappen, Hamilton

Largando em 19º, Stroll era o quarto na volta 31, ainda sem ter parado e com pneus duros. O traseiro esquerdo então se abriria – segundo a Pirelli, em análise pós-corrida, devido a detritos da pista -, lançando o canadense contra o muro. A batida trouxe o Safety Car à pista, embolando novamente todos os carros. Na relargada, as Red Bull se protegeram bem do ataque de Hamilton, enquanto Vettel mostrou seu talento e ultrapassou Leclerc e Gasly, assumindo o quarto lugar. Em nono, Bottas não conseguiu se impor com a Mercedes e começou a ser superado por vários rivais, caindo para 13º. Alonso, que era o 14º até a entrada do carro de segurança, subiu para 11º.

1322132241

Os carros seguiram quase em fila indiana até que, na volta 47, também o pneu traseiro esquerdo de Verstappen estourou na reta, jogando o holandês para o muro. Fim de prova para o líder do campeonato, ponta para seu companheiro Perez, possíveis ataques finais de Hamilton e um impensável pódio para Vettel como resultado. A direção decidiu por suspender a prova (bandeira vermelha) para a limpeza da pista.

1322139191

Após 30 minutos de paralisação, uma nova largada parada foi feita. Hamilton avisou à equipe, pelo rádio, que “arriscaria tudo” para tomar a liderança, recebendo apoio do time em resposta. Na arrancada, o britânico chegou a assumir a ponta, mas os freios aqueceram demais – há indícios de um inesperado erro dele ao apertar um botão – e ele acabou passando reto na primeira curva. Com isso, Perez conseguiu manter a ponta, seguido por Vettel. Leclerc e Gasly travaram um belo duelo pela terceira colocação, em várias trocas de posição e ameaças constantes de ultrapassagem, mas o francês da AlphaTauri acabou levando a melhor.

F1 2021: Incredible Hamilton error leaves him without points for the first  time in three years | Marca

A relargada também foi excelente para Alonso: partindo de décimo, com posição ganha após o abandono de Verstappen, o espanhol superou Ricciardo, Sainz e Tsunoda e contou com o erro de Hamilton para avançar até o sexto posto. Logo à frente ficou Norris, que também ultrapassou o japonês da AlphaTauri. A saída de pista de Lewis beneficiou ainda Kimi Räikkönen, que somou seu primeiro ponto na temporada e teve desempenho memorável, após inclusive ultrapassar Bottas na pista.

1322143393

A próxima prova é o GP da França, marcado para acontecer entre 18 e 20 de junho, no Circuito de Paul Ricard.

Confira abaixo a classificação da prova.

GP DO AZERBAIJÃO (51 voltas)
1. Sergio Perez (MEX) – Red Bull-Honda – em 2h13min36s410
2. Sebastian Vettel (ALE) – Aston Martin-Mercedes – a 1s385
3. Pierre Gasly (FRA) – AlphaTauri-Honda – a 2s762
4. Charles Leclerc (MON) – Ferrari  – a 3s828
5. Lando Norris (ING) – McLaren-Mercedes – a 4s754
6. Fernando Alonso (ESP) – Alpine-Renault – a 6s382
7. Yuki Tsunoda (JAP) – AlphaTauri-Honda – a 6s624
8. Carlos Sainz (ESP) – Ferrari – a 7s709
9. Daniel Ricciardo (AUS) – McLaren-Mercedes – a 8s874
10. Kimi Räikkönen (FIN) – Alfa Romeo-Ferrari – a 9s576
11. Antonio Giovinazzi (ITA) – Alfa Romeo-Ferrari – a 10s254
12. Valtteri Bottas (FIN) – Mercedes – a 11s264
13. Mick Schumacher (ALE) – Haas-Ferrari – a 14s241
14. Nikita Mazepin (RUS) – Haas-Ferrari – a 14s315
15. Lewis Hamilton (ING) – Mercedes – a 17s668
16. Nicholas Latifi (CAN) – Williams-Mercedes – a 42s379

NÃO COMPLETARAM
George Russell (ING) – Williams-Mercedes (Câmbio)
Max Verstappen (HOL) – Red Bull-Honda (Pneu furado)
Lance Stroll (CAN) – Aston Martin-Mercedes (Pneu furado)
Esteban Ocon (FRA) – Alpine-Renault (Falha de pressão)

VOLTA MAIS RÁPIDA
Max Verstappen (HOL) – Red Bull-Honda – 1min44s481 (volta 44)

PILOTO DO DIA (Votação do Público)
Sebastian Vettel (ALE) – Aston Martin-Mercedes

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?