Hyundai apresenta Ioniq 5 N


 2024 Hyundai Ioniq 5 N Is The Fun-To-Drive, 641 HP EV We’ve Been Waiting For

Eleito o Carro Mundial de 2022 (leia aqui), o Ioniq 5 ganhou uma leitura esportiva por parte da Hyundai. Para ser digna de receber a letra N, que identifica os modelos mais nervosos da marca coreana, a novidade recebeu mudanças na carroceria e no interior. O destaque vai para a mecânica, onde as baterias aumentaram de capacidade e os motores elétricos passaram a entregar até 650 cv. A novidade também está no Goodwood Festival of Speed (FoS).

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Começando pela cavalaria, o Ioniq 5 N passa a contar com 226 cv na dianteira e 383 cv na traseira, totalizando 609 cv. Com a função N Grin Boost, ela aumenta para respectivos 238 e 412 cv, alcançando 650 cv por até 10 segundos. Também é possível gerenciar a entrega de energia em cada eixo, com até 11 programas.

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No caso das baterias, a Hyundai amplia a capacidade de 77 para 84 kWh. Não se fala em consumo ou autonomia, mas é provável que os números fiquem próximos dos alcançados pelos demais Ioniq 5. Já os discos de freio são dignos de esportivos, com 400 milímetros de diâmetro na frente e 360 mm atrás.

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Outras novidades neste sentido são as funções de arranque (N Launch Control) e de respostas mais rápidas do pedal (N Pedal) e o sistema de preaquecimento da bateria, com duas funções: Drag (máxima potência por curtos períodos, como arrancadas) e Track (otimiza a temperatura para disputas em circuitos). Há também o sistema N Race, com os modos Endurance (maximiza a autonomia em pista) e Sprint (maior potência por períodos curtos), o N Drift Optimizer (favorece a derrapagem), o N e-Shift (simula o funcionamento de uma caixa de câmbio de oito marchas) e o N Active Sound (reproduz sons de motores, podendo ser um 2.0T, um elétrico ou turbinas de avião). O N conta ainda com eixo traseiro direcional, amortecedores eletrônicos revistos e maior rigidez estrutural, graças a 42 pontos de solda adicionais.

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Chegando às mudanças da carroceria, a Hyundai revela que ela foi alongada em oito centímetros (chegou a 4,715 metros) e ficou 2 cm mais baixa (1,585 m) e 5 cm mais larga (1,940 m). Esta última mudança se justifica pela necessidade de esconder as rodas de 21 polegadas calçadas com pneus Pirelli P-Zero medindo 275/35. Há novidades como spoiler traseiro, splitter frontal, flaps, difusor traseiro e saias. A combinação de cores remete aos primeiros N criados, como o Veloster. Já o interior exibe bancos tipo concha, apoio para os joelhos no console, volante revisto com novos comandos, aletas metálicas para trocas de marcha e grafismo exclusivo no quadro de instrumentos.

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