Toyota oficializa SUV Century


 Toyota Century SUV Debuts As The Pinnacle Of Japanese OpulenceBatismo de um icônico sedã japonês (leia aqui), Century passa agora a designar também um SUV oferecido pela Toyota em seu mercado natal. A empresa revelou as linhas do modelo, que promete ser um “novo conceito de mobilidade com motorista”, rejeitando defini-lo como um utilitário-esportivo. Classificações à parte, a verdade é que ele chega para ser uma opção extra para os endinheirados da terra do sol nascente, como um Rolls-Royce Cullinan (leia aqui) criado pela engenharia nipônica. A marca prevê comercializar cerca de 30 unidades mensais, dispondo de uma boa gama de opções de customização.

2023 Toyota Century SUVVisualmente, o Century faz jus à comparação com o Cullinan. A carroceria corpulenta, com 5,205 metros de comprimento, tem muitos elementos que lembram o Rolls-Royce, como a dianteira avantajada, os faróis horizontais ladeando uma grade ressaltada, o corte de portas e janelas com uma grossa moldura cromada nos vidros e o caimento à traseira com vidro inclinado. Entre os diferenciais do Toyota, há elementos como as lanternas deitadas e vincos mais marcantes. Toyota Century SUV Debuts As The Pinnacle Of Japanese Opulence Toyota Century SUV Debuts As The Pinnacle Of Japanese OpulenceO interior do SUV nipônico mostra que o dono do veículo tem um chofer. O posto de direção aparenta bastante conforto, logicamente, mas é na segunda fileira que a mágica acontece. As portas que se abrem em até 75° e o degrau retrátil elétrico facilitam o acesso aos assentos individuais, dotados de aquecimento, ventilação e reclinação quase completa. O habitáculo é separado da área de carga por um vidro laminado, melhorando o isolamento acústico. Quem vai atrás tem ainda telas de 11,6 polegadas comandadas por áreas sensíveis ao toque no console.

2023 Toyota Century SUVFeito sobre a plataforma TNGA-K, a mesma do Grand Highlander, o Century mede 1,990 m de largura, 1,805 m de altura e 2,950 m de entre-eixos. Para movê-lo, nada do V8 visto no sedã: o SUV tem um sistema híbrido plug-in (PHEV) de 412 cv totais, comandado por um 3.5 V6. Não há muitos detalhes mecânicos, mas a Toyota informa que o modelo conta com tração integral e percorre até 69 km usando apenas eletricidade.

O Century será oferecido no Japão a preços que começam em 25 milhões de ienes, hoje algo em torno de R$ 850.000 em conversão direta.2023 Toyota Century SUV2023 Toyota Century SUV2023 Toyota Century SUV

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?