China quer aumentar imposto de europeus


O aumento de impostos promovido pela União Europeia contra veículos feitos na China (leia aqui) deve sofrer retaliação. O governo do gigante asiático avalia elevar também as tarifas de importação para modelos feitos no Velho Continente, como reporta a agência Reuters. Autoridades do país teriam se reunido, na capital Pequim, com representantes de montadoras locais e também de sediadas na Europa para discutir soluções em torno das barreiras comerciais.

De acordo com a agência, o encontro foi organizado pelo Ministério do Comércio da China e contou com a presença de executivos de BYD, SAIC, BMW, Volkswagen, Mercedes-Benz, Renault, Porsche e Stellantis, além de pelo menos duas marcas locais. Na ocasião, os representantes das empresas chinesas teriam reivindicado um aumento de impostos para modelos importados da Europa equipados com motores acima de 2,5 litros. A tarifa seria de 25%, ante os atuais 15% incidentes sobre tais veículos.

De acordo com a Associação de Automóveis da China (CPCA), carros com propulsor 2.5 ou maior chegaram a 196 mil unidades importadas em 2023, um avanço de 11% sobre 2022. No entendimento das marcas locais, aumentar a tarifa para tais veículos poderia fazer com que a UE aceitasse rediscutir o imposto maior.

[ Fonte: Reuters ]

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?