Aston Martin oficializa esportivo Valiant


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Um ano depois de apresentar o Valour (leia aqui), a Aston Martin revela agora sua versão “de pista” chamada Valiant. Segundo a marca, a novidade foi desenvolvida em parceria com Fernando Alonso, que pediu à montadora para criar uma variação “mais extrema e inspirada em carros de corrida”. Como resultado, temos este cupê com motor V12 e câmbio manual, como em seu “progenitor”, mas dotado de carroceria mais leve e aerodinâmica e agraciado com uma dose extra de potência.

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Como dito, o Valiant tem sob seu longo capô um motor 5.2 de 12 cilindros sobrealimentado por dois turbos. Ele entrega 745 cv (30 cv a mais que o V12 do Valour), mantendo os 76,8 kgfm. A energia é enviada somente às rodas traseiras mediante um câmbio manual  e um diferencial com deslizamento limitado. O comportamento pode ser alterado em três modos: Sport, Sport+ e Track.

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Para melhorar o desempenho, a aerodinâmica foi retrabalhada para diminuir o arrasto e melhorar o downforce em curva. Como resultado, a grade passou a dominar quase toda a dianteira, saias e splitters foram reprojetados – inspirados na Fórmula 1 – e a traseira estilo Kamm recebeu uma grande asa com um spoiler. Lanternas e difusor traseiro também passaram por revisão. Ajudando na estabilidade, há amortecedores adaptativos Multimatic com 32 perfis de atuação, alterados eletronicamente.

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A redução de peso do Valiant foi feita com uma série de modificações, resultando em 100 kg a menos do que no Valour. A árvore de transmissão (ou “tubo de torque”) foi feita em magnésio, economizando 8,6 kg, mesmo material usado nas rodas de 21 polegadas (14 kg a menos que similares de alumínio). O subchassi traseiro foi produzido em impressora 3D (3 kg a menos) e até mesmo a bateria de íons de lítio ajudou: é 11,5 kg mais leve que uma convencional, de chumbo e ácido. Os freios são de carbono-cerâmica e mede 410 milímetros de diâmetro na frente e 360 mm atrás.,

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Por fim, a Aston cuidou do interior com dedicação: empregou alumínio, couro, alcântara e fibra de carbono. O volante não tem botões e a alavanca de câmbio deixa de lado o acabamento da base, expondo o mecanismo de comando da caixa. De quebra, os bancos Recaro estão aptos a receber cintos de quatro pontos. Atrás deles, há duas barras anticapotamento.

O Valiant estreia no Goodwood Festival of Speed, em julho, com uma apresentação de Fernando Alonso. Ele tem previstas 38 unidades produzidas, cujas entregas começam no final de 2024.

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