Depois de muito mistério, eis que surgem prontas as novas gerações do Impreza e do Impreza Sedan, estrelas da Subaru para o Salão de Nova York, que abre as portas em abril. Além do visual mais moderno, com vincos marcantes como os do irmão maior Legacy, a se mostra alinhada ao estrear a plataforma modular da japonesa. No entanto, a tradição não se quebra: a tração nas quatro rodas é item de série.
A linguagem visual dos novos Impreza não traz revolução. No entanto, o modelo volta a ficar equilibrado, com faróis sinuosos proporcionais à dianteira e a grade com apenas um filete cromado. Nesse ponto, palmas à Subaru: há identificação com o Legacy, mas nem por isso eles ficaram tão semelhantes. Nas laterais, hatch e sedã mantém certa “ponte” com os antecessores, embora com mais vincos e vidros sinuosos no dois-volumes. O irmão de traseira saliente até nem parece ter mudado, tamanha a lembrança do antecessor. A traseira apresenta lanternas invadindo a tampa do porta-malas, algo que acontece pela primeira vez no Impreza Sedan.
Internamente, há um salto de qualidade visível. O painel com desenho recortado e revestimento parcial em couro chama atenção por “quebrar” a simplicidade típica dos Subaru. Além disso, há três telas: uma no quadro de instrumento e duas no centro, uma para sistema multimídia Startlink e outra com informações auxiliares de condução.
Logicamente, quem gosta do comportamento dinâmico dos Subaru não se decepcionará. A arquitetura SGP (sigla em inglês para Plataforma Global Subaru) foi desenvolvida para sustentar vários tipos de modelo, incluindo híbridos, sem comprometer a dirigibilidade. Ela permitiu aumentar o comprimento em 4 centímetros e o entre-eixos em pouco mais de 1 cm. Junto dela, a japonesa retrabalhou a suspensão (na traseira, há o esquema em duplo A) e baixou o centro de gravidade.
De momento, a única opção de motorização é o 2.0 de quatro cilindros opostos (boxer) da família FB. Modificado, ele passou a entregar 152 cv (eram 148 cv), com injeção direta e aspiração natural. Há transmissão manual, mas a Subaru destaca apenas a Lineartronic, do tipo continuamente variável (CVT), com sete marchas simuladas em modo sequencial. O sistema de tração integral simétrica (S-AWD) se confirma como item de fábrica, como já dito. A versão Sport dispõe ainda de vetorização de torque, que melhora o comportamento em curvas.