Audi não disputará mais as 24 Horas de Le Mans


Confirmando os rumores, a Audi anunciou que não contará mais com uma equipe para o Mundial de Endurance (WEC). Isso significa que a marca das quatro argolas, que dominou as provas de longa duração nas duas últimas décadas, também deixará de correr nas 24 Horas de Le Mans. A empresa vai atuar nas duas etapas que restam da temporada 2016 e, então, abandonará de vez a categoria.

A saída da Audi do WEC tem dois fatores cruciais. O primeiro é o Dieselgate: o escândalo de motores a diesel do Grupo Volkswagen que continham um dispositivo para fraudar testes de homologação de emissões. Além das multas geradas, os protótipos da alemã usam propulsores… a diesel. De quebra, a Porsche, que pertence ao mesmo conglomerado, também atua na categoria. Maior vencedora de Le Mans até a entrada a Audi, ela retornou à competição em 2014 e segue atrás da “irmã”.

Em 18 anos de disputa, a Audi se tornou a referência do endurance mundial. Em 185 provas disputadas, a marca alemã conquistou 106 vitórias. Em Le Mans, foram 13 vitórias em 18 etapas. No campeonato da American Le Mans Series (ALMS), a empresa detém nove títulos consecutivos, além de dois troféus do WEC. A saída da categoria, porém, não faz com que a montadora de Ingolstadt abandone as pistas. Ela se dedicará à Fórmula E, em que opera como aliada da preparadora ABT, e ao Campeonato Alemão de Turismos (DTM).

Audi na DTM

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?