Fiat confirma dois lançamentos no Brasil em 2017


Fiat Punto 2016 01Um dos modelos substituirá o Punto (acima)

Em sua última coletiva de imprensa, a Fiat confirmou a chegada de duas novidades ao mercado brasileiro em 2017. Considerando-se os flagras recentes e as informações que circulam nos bastidores, é possível apostar nos dois projetos locais, X6H e X6S. O primeiro substituirá Palio e Punto – e até o Bravo – de uma só vez, enquanto o segundo tomará o lugar hoje ocupado por Grand Siena e Linea. A montadora não oficializou detalhes sobre as novidades.

O primeiro a chegar é o X6H. Derivado da plataforma alongada do atual Palio, ele ainda não teve o nome confirmado. O foco será no espaço interno, tomando como referências o pioneiro Renault Sandero e o líder do mercado atual Chevrolet Onix. Os motores serão o 1.3 8v Firefly (101/109 cv) e o 1.8 16v E.torQ (135/139 cv), com transmissões manual e automatizada para o primeiro e câmbio automático para este último. Especula-se ainda a adoção do 1.0 6v Firefly (72/77 cv), embora ele pareça insuficiente para um carro maior e com pretensão de ser opção de requintada – e com uma gama contendo ainda Mobi, Uno e Palio… A ser produzido em Betim (MG), ele tem lançamento aguardado para o primeiro semestre.

Fiat Palio 2017 Essence 02Palio perderá versões mais caras com a chegada do X6H

Já o fruto do X6S segue a receita de Punto e Linea atuais: ele usa a mesma plataforma X6H, mas será maior e terá entre-eixos alongado. Sua promessa é brigar com modelos maiores, como o Chevrolet Cobalt, sem enfrentar produtos mais requintados, como o Honda Civic. Os propulsores serão também o 1.3 Firefly e o 1.8 E.torQ. Sua montagem fica a cargo da planta de Córdoba, na Argentina, com expectativa de chegada no segundo semestre.

Fiat Linea 2016 01Linea será substituído pelo X6S

As “mortes diretas” com a chegada dos novos modelos serão as de Punto e Linea. Palio e Grand Siena perdem as versões mais caras, por ora. O hatch, porém, deve sair de cena em breve, devido à concorrência interna com os já citados Uno e Mobi. Outro “sinal” de seu fim seria a falta de atualizações. A primeira geração do Palio recebeu mudanças estéticas profundas a cada três anos, em média, mas a segunda e atual linhagem não teve qualquer retoque leve – e segue sem oferecer uma central multimídia. Já o Grand Siena deve perdurar por mais algum tempo, especialmente após a chegada do motor 1.0 (leia aqui). Ele deve seguir como opção de acesso da Fiat a seus sedãs, tomando o lugar do finado Siena EL.

A família de produtos desenvolvidos no Mercosul terá uma terceira variação. Não se trata de um SUV – a Fiat não pretende criar uma briga “interna” com o Jeep Renegade -, mas sim de uma picape para substituir a Strada. Chamada internamente de X6P, ela será do porte da Duster Oroch – portanto, menor que a Toro – e terá opções de cabines simples, estendida e dupla. No entanto, seu lançamento acontece apenas em 2018.

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