Depois de reportar lucros bem abaixo do esperado (leia aqui), a Ford anunciou mudanças em seu corpo diretivo. Em nota, a empresa informou que Jim Farley, atual presidente de tecnologia, estratégia e novos negócios, assumirá a chefia operacional (COO), comandando a produção global da companhia. A marca também revelou que Joe Hinrichs, que tinha esse papel, vai “se aposentar” ao deixar o cargo.
Em seu novo papel, Farley terá de gerenciar toda a produção mundial da Ford, bem como o desenvolvimento de tecnologias de carros autônomos e a plataforma de serviços de mobilidade da empresa. Pela importância da ocupação, já se fala que Jim Hackett, CEO da companhia, trabalha para apontá-lo como seu substituto. Quando assumiu a chefia da montadora, em 2017, ele disse que não pretendia ficar muito tempo no cargo.
O anúncio praticamente coloca Hinrichs na fogueira. A queda nos lucros de 2019 foi apontada pelo CEO como sendo causada, em grande parte, pelos custos da Ford em ajustar a linha de montagem e exemplares defeituosos da nova geração do Explorer, algo que seria responsabilidade do executivo operacional. De quebra, Hinrichs vinha sendo apontado como substituto de Hackett e o anúncio de uma aposentadoria, aos 53 anos, parece improvável. Com saída confirmada para 1º de março, ele está há quase duas décadas na Ford.