Audi anuncia saída da Fórmula E; alemã disputará Rally Dakar e Le Mans


Teaser do protótipo da Audi para o Rally Dakar

A Audi surpreendeu o mundo o automobilismo ao anunciar a saída da Fórmula E. A empresa alemã deixará a competição após o término da temporada 2020-21, que se inicia em janeiro, atrasada pela pandemia da Covid-19. Em contrapartida, ela também confirma sua incursão no Rally Dakar em 2022 e seu retorno às provas de longa duração, como as 24 Horas de Le Mans, no ano seguinte.

A decisão de deixar a F-E surpreende porque a categoria de monopostos elétricos vinha conquistando o interesse das grandes montadoras. Afinal, as marcas queriam associar seu potencial competitivo à crescente propulsão por eletricidade. Contudo, a saída da Audi pode estar relacionada aos planos do Grupo Volkswagen como um todo. Desse modo, a companhia conta com outra representante por lá: a Porsche.

Audi na Fórmula E [Foto: Audi]

Vale lembrar que a Audi forneceu apoio técnico à escuderia Abt durante as três primeiras temporadas da F-E, tomando o controle apenas a partir de 2017-18 (leia aqui). Ela também fornece componentes à equipe Envision Virgin Racing, com quem ainda tem contrato vigente até 2022. Chefe da Audi F-E, Allan McNish disse ao site Autosport que os acordos atuais serão mantidos. “Continuaremos a apoiar as equipes-clientes durante a oitava temporada também. Para a sétima temporada, ainda temos foco e ataque máximo. Não há nenhuma mudança nisso”, explicou o ex-piloto. Ele afirma ainda que a empresa continua desenvolvendo o sistema de propulsão para aplicação futura na Fórmula E.

NOVAS COMPETIÇÕES

Se por um lado a Audi abandona a F-E, por outro reforça sua presença em competições mais tradicionais, como o Rally Dakar. “Hoje, a mobilidade elétrica não é mais um sonho no futuro, mas algo do presente. É por isso que estamos dando um passo para o esporte a motor elétrico encarando condições extremas”, diz o presidente do Conselho de Desenvolvimento Técnico da marca, Markus Duesmann. A intenção é competir com um fora-de-estrada híbrido, que utiliza motor a combustão como gerador de energia para as baterias.

A Audi também sinaliza um retorno às provas de longa duração, como as tradicionais de Le Mans e Daytona. A marca usará um híbrido para disputar as duas provas na categoria do regulamento LMDh (Le Mans-Daytona Hypercar), que alinha um mesmo padrão técnico para o Mundial de Endurance (WEC) e para o WeatherTech Sports Series da americana IMSA. A Audi conquistou o WEC em 2012 e 2013.

Publicidade

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s