Polestar 3 se apresenta como nova opção de SUV elétrico na Europa


A Polestar, braço da Volvo, anunciou a chegada de seu terceiro modelo, previsivelmente chamado “3”. Trata-se de um SUV movido exclusivamente a eletricidade, que chega para atuar em uma faixa de mercado similar à do Porsche Cayenne, embora seja puramente elétrico. A novidade estreia na China no final de 2023, com produção na cidade local de Chengdu, mas também será montada nos EUA (leia aqui), onde será lançado em 2024.

Visualmente, o Polestar 3 traz alguns elementos antecipados pelo conceito Precept (leia aqui), embora sua linguagem seja bastante própria. Os faróis em “T” deitado, a “grade” com formato específico e diminuto e as lanternas praticamente formando uma única peça são componentes que adiantam como serão as futuras criações da marca. O interior minimalista tem a mesma finalidade, abrigando apenas as telas para quadro de instrumentos, de medida não revelada, e central multimídia, esta desenvolvida com a Google e dotada de visor de 14,5 polegadas. As versões mais caras trazem teto solar panorâmico, fechamento suave automático das portas e aparelho de som Bowers & Wilkins com 25 alto-falantes.

A plataforma do Polestar 3 é a mesma que servirá de base para a próxima geração do XC90 (leia aqui). Por ora, ele tem confirmadas diferentes opções de motorização. Com dois propulsores elétricos, o SUV dispõe de 489 cv e 85,5 kgfm, que o levam de zero a 100 km/h em cinco segundos. O opcional Performance Pack amplia a força para 517 cv e 92,8 kgfm, baixando o tempo para 4,7 s, e adiciona ainda itens como rodas de 22 polegadas e suspensão pneumática com foco em uma tocada mais esportiva. Sua bateria comporta 111 kWh e pode ser recarregada em pontos de até 250 k, garantindo autonomia na casa dos 600 km por recarga.

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?