A Audi oficializou a atualização do RS Q8, a versão mais nervosa do SUV. Além de ganhar a atualização visual do Q8, a variação também recebeu melhorias mecânicas. No modelo Performance, ele passa a contar com 640 cv, tornando-se o veículo de combustão interna e produção em série mais potente da história da marca alemã. A novidade deve chegar ao Brasil nos próximos meses.
O motor do RS Q8 é o 4.0 V8 Biturbo do antecessor, mas retrabalhado para gerar 600 cv e 81,6 kgfm na opção “de entrada”. Neste caso, o SUV vai de zero a 100 km/h em 3,8 segundos e chega aos 250 km/h. Na variação Performance (carro vermelho das fotos), a força gerada sobe para 640 cv e 86,7 kgfm, melhorando os números para respectivos 3,6 s e 280 km/h. Em ambos os casos, o SUV tem tração integral Quattro, câmbio automático de oito marchas e suspensão pneumática que varia a altura em relação ao solo em até 90 milímetros.
Para melhorar a estabilidade, o RS conta com barra estabilizadora ativa eletromecânica, que reduz os efeitos do movimento lateral, e esterçamento no eixo traseiro. Para freá-lo, a Audi aplicou discos de 420 milímetros e 370 mm atrás. Na Performance, os diâmetros são de respectivos 440 mm e 370 mm, mas com composição em carbono-cerâmica. Neste último caso, eles se escondem atrás de rodas de 23 polegadas.
No visual, o RS acompanha os demais Q8 no que diz respeito à reforma de meia vida, modificando faróis, grade, para-choques, lanternas e outros componentes. O esportivo adota ainda novas cores, como os tons ouro Sakhir, azul Ascari e vermelho Chili, contrastando com detalhes em preto brilhante, cinza matte ou carbono matte, a depender do pacote escolhido pelo comprador.