A diversificada gama da Volkswagen na China ganhou mais um produto. Trata-se do Tharu XR, uma nova leitura feita sobre o T-Cross, desenvolvida pela aliada local Shanghai Auto (SAIC), para atuar abaixo do Tharu, gêmeo do Taos vendido por aqui. Por ora, não fica claro se ele substitui o modelo atual, afinal suas medidas são ligeiramente maiores. A novidade chega às lojas do gigante asiático nas próximas semanas.
Em relação ao T-Cross, que na China tem dianteira específica, inspirada no Tiguan de segunda geração (leia aqui), o Tharu XR muda significativamente. A porção frontal remete aos elétricos da Volkswagen, com apenas uma tomada de ar inferior e o filete luminoso unindo os faróis irregulares, enquanto a traseira, com lanternas mais estreitas e de lentes escurecidas, alude à terceira linhagem do Tiguan (leia aqui). O interior ainda é mistério.
Sabe-se que o Tharu XR é maior que o T-Cross, ainda que mantenha o entre-eixos de 2,651 metros, a largura de 1,762 m e a altura de 1,605 m, com pequenas variações. A novidade possui 4,355 m de comprimento, contra 4,199 do T-Cross. A diferença mais perceptível está na traseira, a partir da coluna C, com um maior volume de metal nesta área e o vidro da tampa do porta-malas ligeiramente mais inclinado. A gama de motores tem dois 1.5 a gasolina: o aspirado, de 116 cv; e o turbinado, com 160 cv.