Nunca fez muito sentido a Kia não ter importado o Rio ao Brasil. Com maior espaço interno, ele teria potencial de vendas superior ao do Picanto, por exemplo, que tem duas gerações no País. A quarta linhagem do hatch que homenageia a Cidade Maravilhosa, porém, enfim desembarcará por aqui. A ser produzido no México, ele vem em 2017. Antes, faz sua estreia global no Salão de Paris, em outubro.
Desenhado nos centros de estilo da Kia em Alemanha e Estados Unidos, o novo Rio ganha apelo bem mais esportivo. Além de do capô mais baixo, ele apresenta faróis menores, tomada de ar maior e a grade “nariz de tigre” com novo padrão. Nas laterais, a mudança de perfil se acentua com a linha de cintura mais horizontal e as portas traseiras com corte inferior diagonal. Atrás, as lanternas mais estreitas compostas em LED contribuem para esse apelo arrojado.
O habitáculo foi completamente reformulado, com linhas inspiradas nos modelos mais caros, como de praxe. Destaca-se o painel com saídas de ar centrais verticais ladeando a tela da central multimídia, além do quadro de instrumentos que lembra os Volkswagen. A promessa é de ganho no espaço, devido ao aumento de um centímetro em entre-eixos (agora com 2,58 metros), 1,5 cm em comprimento (4,07 m) e 0,5 cm na largura (1,73 m). A altura agora é de 1,45 m (-0,5 cm).
Os detalhes mecânicos ainda não foram revelados, bem como os níveis de equipamentos. Em geral, porém, os motores serão os mesmos. A diesel, haverá o 1.4 de 69 ou 88 cv. A gasolina, serão quatro opções: o 1.25 de 82 cv, o 1.4 de 90 cv e os 1.0 turbo de 98 ou 118 cv. Nenhum terá, por ora, a opção de câmbio automático.
A Kia confirma, porém, que o Rio começa a ser feito no final deste ano, fazendo sua estreia na Europa.