VW estreia entre os grandes com o SUV Atlas


volkswagen-atlas-2018-01

A promessa da Volkswagen de ter um SUV de grande porte (médio para os americanos) se cumpriu. A marca alemã apresentou, nos Estados Unidos, o Atlas, que atuará acima do Touareg, com espaço para até sete passageiros. Primeiro utilitário-esportivo da marca produzido no Tio Sam, ele fará frente a modelos como o Chevrolet Tahoe. Além da América do Norte, a China deve contar com o novo produto, mas com o nome Teramont.

Arma mais forte para a VW ganhar mercado nos EUA, o Atlas aponta para o futuro visual dos SUVs da empresa. Os faróis retangulares inseridos à grade, como já se vê na Amarok, têm uma nova leitura. O estilo “caixote” é reforçado pelos dois volumes bem definidos e pelos vincos laterais que acompanham as caixas de roda. As lanternas e os vidros mais sinuosos quebram um pouco o predomínio dos cantos. No interior, a linguagem da Volks ganha uma leitura específica para se adequar à proposta, como se nota nas saídas de ar grandes. No restante, porém, o modelo tem o espírito alemão, como se nota em volante, alavanca de câmbio e comandos do sistema de climatização.

volkswagen-atlas-2018-03Construído sobre a plataforma MQB, a mesma do Golf, o Atlas mede 5,037 metros de comprimento, 1,979 de largura e 1,768 m de altura. As medidas generosas se devem à aptidão para carregar até sete pessoas. O SUV conta ainda com itens como aparelho de som Fender com 12 alto-falantes e amplificador de 480 watts, quadro de instrumentos com tela personalizável e auxílios de condução como controle de velocidade adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência com sensor de pedestres e acionamento pós-colisão, para evitar novas batidas.

volkswagen-atlas-2018-04Por ora, estão confirmados dois motores. O de acesso é o 2.0 TSI com 238 cv, enquanto o mais forte é o 3.6 V6 de 280 cv. Os dois usam câmbio automático de oito marchas, mas apenas o segundo oferece tração integral 4Motion como opção – ela é dianteira de série. Não se fala, por ora, de outros propulsores.

volkswagen-atlas-2018-05

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?