A Hyundai comemorou, na última quarta-feira (20), os cinco anos de produção do HB20. Idealizado e produzido no Brasil, o compactou entrou em montagem também em uma planta construída exclusivamente para ele e seus irmãos, em Piracicaba (SP). De lá para cá, o hatch somou mais de 800 mil exemplares fabricados.
Atual segundo colocado em vendas no Brasil, o HB20 nasceu para dar volume à Hyundai no segmento de acesso. O objetivo foi alcançado, mas a alta demanda nacional por ele impediu sua chegada a outros países. Só em março de 2016 suas exportações se iniciaram, com o Paraguai como primeiro destino (leia aqui). A Argentina, segunda maior nação da América do Sul, segue sem recebê-lo por falta de capacidade de atender à potencial procura.
A exportação foi possibilitada pela desaceleração interna. Inaugurada com capacidade anual para 150 mil veículos, a planta de Piracicaba ampliou o volume para 180 mil em 2013, operando em três turnos. De lá para cá, a ociosidade não passou de 10%, mantendo-a a plenos pulmões. Ao lado de HB20S e HB20X, desde o fim de 2016 também é feito no complexo o crossover Creta.