Ola Kaellenius, próximo CEO da Daimler
A Daimler confirmou, nesta quarta-feira (26), o nome do sueco Ola Kaellenius para o cargo de CEO. Como já vinha sendo especulado, o atual chefe de P&D da companhia alemã assume o posto em 2019. Ele sucede Deiter Zetsche, o famoso “bigodudo” da Mercedes, que ficará “de férias” por dois anos. Depois desse período, se for aprovado, o atual chefe-executivo passará à presidência do conselho da montadora.
Aos 49 anos, Kaellenius terá a árdua missão de manter a Daimler no topo de vendas do mercado premium global, dando sequência aos planos de eletrificação da linha e renovação da gama. Também conhecido por seu estilo mais casual de se vestir, o executivo é um dos idealizadores do projeto de desenvolvimento de elétricos e autônomos da companhia. O sueco ainda é o primeiro “não alemão” sem formação em engenharia mecânica a assumir a direção da empresa de Stuttgart em 132 anos. Ele chegou à Daimler em 1995, ausentando-se entre 2003 e 2005 para atuar na McLaren.
Dieter Zetsche, o atual CEO
Já Zetsche é nome conhecido no setor. Na gigante alemã desde 1976, ele chegou à direção em 1998, fazendo parte do corpo de executivos. É tido como um dos mais competentes e carismáticos do ramo. Após seu período sabático, ele deve substituir o atual presidente da Daimler, Manfred Boschoff.