Quase quatro anos depois de fazer sua primeira aparição (leia aqui), o Lucid Air começa a ser vendido oficialmente nos Estados Unidos. Rival de modelos como Porsche Taycan e Tesla Model S, ele será oferecido em quatro versões. A comercialização já foi iniciada, mas as entregas estão previstas apenas para a partir de abril de 2021. Depois dos EUA, o modelo deve desembarcar na Europa e, mais adiante, também na China.
Dono de um visual arrojado, o Air conta com uma carroceria bastante aerodinâmica (0,21 de coeficiente), com superfícies limpas, retrovisores diminutos e maçanetas embutidas. Apesar de mirar em sedãs, ele se aproxima mais das peruas por seu formato de carroceria, com a traseira inclinada sem um terceiro volume aparente. Chama atenção também o corte do bagageiro, que envolve as laterais do elétrico. Internamente, as linhas são limpas, com destaque para a superfície de 34 polegadas que une quadro de instrumentos e central multimídia e a tela ao centro do console com informações adicionais de condução e operação de aparelhos como o ar condicionado. Por ora, não há detalhes das dimensões do modelo.
Ao todo, o Air terá quatro versões, com diferentes potências, autonomias e níveis de equipamentos. E cada uma chegará em um momento diferente às ruas. A primeira será a Dream Edition, a mais cara delas, tabelada em US$ 169 mil (R$ 888,5 mil) nos EUA. Segundo a Lucid, seus dois motores elétricos entregam 1.080 cv nessa variação, acelerando o “sedã” de zero a 100 km/h em 2,5 segundos e alcançando 270 km/h. O quarto de milha (402,3 metros), prova comum nos EUA, é cumprido em 9,9 s. Suas baterias têm 113 kWh de capacidade, a maior entre os elétricos produzidos atualmente, garantindo autonomia entre 748 km (com as rodas opcionais de 21 polegadas) e 809 km (com aros 19″), segundo o clico da agência ambiental americana EPA.
Logo abaixo, há o Grand Touring, tabelado no Tio Sam em US$ 139 mil (R$ 730,8 mil) e previsto para chegar às ruas em meados de 2021. Ele tem a mesma bateria de 113 kWh, mas sua potência é reduzida a 800 cv. Com isso, a autonomia sobe para 832 km e o desempenho nem é tão sacrificado frente ao irmão: a máxima é a mesma, de 270 km/h, com aceleração 0-100 km/h realizada em três segundos. Em testes, em 2017, ele chegou a 378 km/h, de acordo com a montadora (leia aqui).
No final de 2021, o Air ganha a variação Touring, tabelada em US$ 95 mil (R$ 499,5 mil). A potência desta é de 620 cv, mas a autonomia baixa a 653 km. O pacote de baterias não teve a capacidade comunicada. Já a opção de acesso, sem nome, está prevista apenas para 2022, com preço sugerido de US$ 80 mil (R$ 420,6 mil). A Lucid informa que ela será a única com apenas um motor e tração traseira, tendo ainda bateria de 75 kWh e autonomia estimada em 386 km. Contudo, a potência não foi revelada. A marca informa apenas que, para todos, a recarga em pontos rápidos garante 482 km de autonomia em 20 minutos.
A Lucid vai produzir o Air em sua planta exclusiva, construída especificamente para esse fim na cidade de Casa Grande, estado americano do Arizona.