Aston Martin oficializa DBX707


2022 Aston Martin DBX707

Como prometido em teasers, a Aston Martin tem agora o SUV de luxo mais potente do mundo. O DBX707 é a nova variação de topo, com seu batismo fazendo alusão direta à cavalaria disponível: 707 cv. Ou seja: a marca optou por dispensar as especuladas letras “S” e “GT”, que anteriormente designaram versões mais fortes de seus modelos. A novidade já pode ser reservada em alguns países, com entregas previstas para as próximas semanas.

2022 Aston Martin DBX707

Toda a energia do DBX707 vem do motor 4.0 V8 Biturbo fornecido pela AMG. Também responsável por mover o GT63 S (leia aqui), ele entrega 707 cv e 91,8 kgfm. Ou seja: foram feitas mudanças para uma maior entrega de potência, haja vista que aqui ele supera a variação que move o sedã em 68 cv, embora tenha o mesmo torque. Assim, o britânico supera Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid (680 cv), Lamborghini Urus (650 cv) e Bentley Bentayga (635 cv). Entre os SUVs de produção, fica atrás apenas do Jeep Grand Cherokee Trackhawk (717 cv), que não está no segmento premium (leia aqui).

2022 Aston Martin DBX707

A caixa do DBX707 também é da AMG: ele usa a Speedshift MCT, com nove marchas e embreagem multidisco fazendo a ligação com o motor, oferecendo aceleração mais linear e respostas mais rápidas. De acordo com a Aston, seu modelo vai de zero a 100 km/h em 3,3 segundos, com máxima de 310 km/h. Para controlá-lo, a marca aplicou amortecedores e molas mais firmes e a acrescentou uma barra antirrolagem ligada à rede de 48 volts para segurar a carroceria. Há ainda freios de carbono cerâmica com discos de 419 milímetros na frente e 391 mm atrás.

Já na parte visual, o 707 conta com para-choque específico, abrigando uma grade maior e de diferente acabamento na grelha e luzes diurnas (DRL) horizontais, além de tomadas de ar revistas. As laterais têm os cromados escurecidos e outros componentes em preto brilhante, assim como rodas redesenhadas de 22 ou 23 polegadas. A traseira incorpora spoiler mais generoso e quatro saídas de escape. Por dentro, as novidades são menores, com revisão no quadro de instrumentos e aplicação de um seletor central para acesso a dados de condução. Os bancos esportivos são de fábrica, mas podem ser trocados por assentos mais confortáveis sem custo extra.

Nos EUA, o DBX707 está anunciado por US$ 235.086, R$ 1,24 milhão na cotação atual.

2022 Aston Martin DBX707

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?