Talvez nenhum Bugatti na história tenha sido algo “não exclusivo”, mas há alguns modelos que, com o perdão da brincadeira, são mais exclusivos que outros. É o caso do Chiron Profilée – nome que remete a versões preparadas por Jean Bugatti no passado -, revelado agora pela montadora ítalo-francesa, apresentado como “uma leitura menos radical” do Pur Sport (leia aqui), a derivação para pistas do hipercarro. Inicialmente projetado para ter 30 unidades produzidas, ele contará apenas com um exemplar, que será leiloado em 1º de fevereiro de 2023.
Segundo a Bugatti, alguns clientes pediram por uma versão do Pur Sport que pudesse ser melhor usada nas ruas. Não por acaso, a dianteira de ambos é bastante parecida, mas as coisas começam a mudar nas laterais, onde as saias são específicas para o Profilée. Já a traseira dispensa a enorme asa traseira fixa em favor de um aerofólio com acionamento hidráulico que não apenas tem a tarefa de ajudar no comportamento dinâmico, como também auxilia na retirada de ar quente do deck do motor.
A cor azul Argent Atlantique é específica para o Profiléé e contrasta com o tom azul Bugati Blu Royal da parte inferior. Eles podem ser vistos também no interior, contrastando com alguns detalhes em branco e também em preto, como nas partes central e superior do painel e no console. Logicamente, também há fibra de carbono exposta.
A Bugatti garante ainda ter feito alterações mecânicas no Profilée. Em relação ao Chiron Sport, a suspensão está 10% mais firme, enquanto as rodas traseiras têm cambagem 50% mais negativa, melhorando a aderência em curvas. Seu W16 de oito litros é o mesmo: entrega 1.500 cv, levando o novo hipercarro de zero a 100 km/h em 2,3 segundos e a 200 km/h em 5,5 s. A máxima é limitada a 380 km/h, 30 km/h a mais que o Pur Sport.
Com tantos destaques, por que o Profilée não teve maior volume de produção? Segundo a Bugatti, foi um erro de cálculo. “Começamos a desenvolver o Profilée no outono de 2020. Quando a unidade pré-série saiu da linha de produção, observamos que todos os 500 Chiron previstos já estavam negociados”, diz o presidente da marca, Christophe Piochon. Com os 60 exemplares do Pur Spor também já reservados, a montadora não teria mais como lançar uma nova série.
Assim, apenas um endinheirado terá a chance de colocá-lo na garagem (ao menos de início). Para tanto, é preciso participar do leilão da casa RM Sotheby, em fevereiro. Prepare seu bolso.