Suzuki pedirá recuperação de ações pertecentes à VW à corte arbitrária


A Suzuki está em pé de guerra com a Volkswagen há tempo. Sob alegação de que a gigante alemã não fornece suas tecnologias como previsto, a marca japonesa pressiona para que os 19,9% dos seus ativos pertencentes à fabricante de Wolfsburg sejam negociados. Após receber negativa da VW, a asiática anunciou que inicou um processo na Corte Internacional Arbitral de Londres para forçar os europeus a venderem as ações.

O imbróglio envolvendo Suzuki e Volkswagen se arrasta há meses. Tudo começou quando os orientais informaram não ter mais clima de cooperação com as constantes negativas dos europeus em ceder tecnologias híbridas e elétricas. Eles revelaram, na ocasião, que acertariam um acordo com a Fiat para comprar motores, o que feria os termos do contrato que liga as duas partes, segundo os alemães.

Deste então, a VW não se relaciona com os japoneses e, consequentemente, por questões legais, impede que estes firmem alianças com outras companhias. Ainda assim, os germânicos informam que pretendem se manter ao lado da Suzuki e trabalhar em conjunto, reiterando que não venderão os papeis. Já os nipônicos solicitam o fim da parceria, com a negociação dos ativos com ela própria ou com um terceiro indicado.

SUZUKI-VW

Para aumentar seu potencial no mercado indiano e obter know-how no desenvolvimento de ultracompactos, o conglomerado alemão adquiriu 19,9% da empresa japonesa. Em contrapartida, a Suzuki receberia tecnologias ecologicamente corretas e apoio para atuar em outros mercados. Nada disso aconteceu.

A Volkswagen é um dos maiores conglomerados automotivos do mundo, englobando as marcas Audi, Bentley, Bugatti, Lamborghini, Porsche, Seat e Skoda, entre outras. Ela possui alguns acordos bilaterais com outras empresas, como Chrysler (VW Routan, nos EUA) e FAW/SAIC (joint-ventures na China). Já a Suzuki não faz parte de um grupo e possui mais alianças singulares. Entre as mais recentes, do passado e do presente, estão as com Fiat (Sedici/SX4), General Motors (Vitara/Chevrolet Tracker e Fun/Chevrolet Celta) e Nissan (Frontier/Equator)

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