Utilitário HR começa a ser vendido em lojas Hyundai após acordo com Grupo Caoa


Em março (leia aqui), Caoa e Hyundai anunciaram um acordo de cooperação, dando fim à queda de braço entre as partes. Na ocasião, confirmaram a produção de veículos da marca coreana na fábrica da empresa brasileira, em Anápolis (GO), e a oferta de produtos similar entre suas duas redes de lojas – as operações, sabemos, eram separadas. O responsável por dar início à nova fase da dupla é o caminhão pequeno HR, feito no Centro-Oeste para companhia tupiniquim.

O anúncio é o primeiro passo da atuação colaborativa entre as partes. Isso porque os veículos montados (ix35 e New Tucson, por exemplo) ou importados (Santa Fe) pela Caoa eram negociados somente na rede de lojas que tinha acordo com a empresa nacional. Da mesma forma, os compactos Creta, HB20 e HB20S, todos feitos em Piracicaba (SP), estavam disponíveis apenas nas concessionárias da gigante coreana. Ao longo do tempo, a estrutura será “uma só”: todos os produtos estarão presentes nas duas redes.

Outro ponto importante da nova relação entre as empresas está nas importações, que até então estavam sob tutela da Caoa, que definia os modelos trazidos e os distribuía apenas em sua rede. Na revisão contratual, a Hyundai assume toda a operação, deixando um percentual à organização tupiniquim para cada exemplar comercializado. A coreana já confirmou a vinda de veículos como o elétrico Ioniq 5 e o SUV grande Palisade (leia aqui), porém nenhum deles desembarcou por aqui ainda. Já a Caoa indicou sete lançamentos planejados para o Brasil até 2025 (leia aqui).

Com uma relação mais amistosa, a Hyundai aparentemente facilitou o caminho da Caoa no que diz respeito à nacionalização de produtos. A empresa brasileira planeja montar dois modelos inéditos em Anápolis. Estão em pauta a última geração do Tucson e a picape Santa Cruz, mas nenhum deles foi confirmado oficialmente (leia aqui).

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