VW apresenta o conceito elétrico ID


volkswagen-id-concept-0

Os carros elétricos têm espaço no Grupo Volkswagen há anos, principalmente na Audi. No entanto, o conglomerado alemão decidiu acelerar os planos após o escândalo de motores a diesel fraudulentos, conhecido como Dieselgate. A marca principal, VW, confirmou uma série de lançamentos no segmento para os próximos anos, com destaque para o hatch que será lançado em 2020. Suas linhas são adiantadas pelo conceito ID, que aparece no Salão de Paris.

volkswagen-id-concept-1

Em seu comunicado, a Volks afirma que o ID é um dos carros mais revolucionários desde o Fusca – algo que ela já havia dito em outras ocasiões -, sendo provavelmente seu “Golf elétrico”. Esteticamente, pode-se apontar apenas a carroceria como algo definitivo. Isso porque os faróis inseridos na carroceria são pouco comuns. Até mesmo a tampa do porta-malas toda envidraçada pode ser abandonada, para ajudar a reduzir o preço final do veículo de produção.

volkswagen-id-concept-2

O acesso é feito com portas traseiras com abertura deslizante, criando um grande vão para entrar e sair do habitáculo. O espaço é amplo, graças ao entre-eixos de 2,75 metros, próximo do Passat. O comprimento, porém, chama atenção por seus 4,10 metros, ou seja, 15,5 cm menos que o Golf. São 1,53 m de altura e 1,80 m de largura. Outra característica do ID é o volante que pode ser embutido no painel. Isso indica o desenvolvimento da propulsão autônoma, a qual a Volkswagen afirma ser capaz de produzir em série a partir de 2025.

volkswagen-id-concept-3

Falando em propulsão, a marca alemã afirma que o ID dispõe de 170 cv, entregues instantaneamente ao eixo traseiro, mas que haver variações de potência no modelo definitivo. O conceito acelera de zero a 100 km/h em oito segundos, com máxima de 160 km/h. A autonomia vai de 400 a 600 km, a depender das condições de uso. Em pontos rápidos de reposição, a recarga de 80% das baterias leva cerca de 30 minutos.

volkswagen-id-concept-4

E VOCÊ, O QUE ACHOU DESTA NOTÍCIA?