Após divulgar a primeira imagem na semana passada (leia aqui), a Dacia revelou as novidades da família Logan para o mercado europeu. Uma das atrações do Salão de Paris – a única da marca romena, aliás -, a gama deve inspirar algumas novidades para os primos vendidos no Brasil pela Renault. No entanto, nem tudo será incorporado pelos parentes tupiniquins.
Apesar de terem mais itens de segurança, os modelos romenos são menos requintados que os brasileiros. Afinal, lá são opções de acesso, enquanto aqui se tornaram os carros-chefe de vendas da Renault. Devem vir pra cá os faróis com novo recorte e luzes diurnas em LED, o para-choque redesenhado, as luzes de neblina com acabamento diferenciado e o espaço para a grade. Por aqui, é claro, ela continuará seguindo o padrão da montadora francesa, com destaque para o losango do seu logotipo.
Nas laterais, alteram-se somente as rodas – os retrovisores são iguais os da primeira geração, sem repetidores integrados. Já a traseira exibe lanternas com disposição interna diferenciada e sem os elementos cromados. Ela também conta com luzes de neblina no para-choque, inexistentes por aqui, ao menos no momento.
Internamente, a maior novidade dos Dacia está no volante de quatro raios com novo desenho e na oferta dos vidros elétricos dianteiros nas portas. Até então, eles ficavam no console, onde agora estão os dos traseiros – e que já tinham essa disposição por aqui. No entanto, a iluminação segue no tom laranja, abandonado por aqui, e os difusores centrais mantêm a composição mais simples, com desenho circular. A Dacia fala ainda em novos materiais de revestimento, maior número de porta-objetos, a adição de um apoio de braço para o motorista e o acréscimo de tomada 12 volts para o banco de trás.
Mecanicamente, a linha Logan tem novidades que também chegarão ao Brasil. Por lá sai de cena o antigo 1.2 de 75 cv, dando lugar ao 1.0 de três cilindros e 75 cv que estreia por aqui no Kwid. No entanto, o Duster ganha uma transmissão de dupla embreagem (EDC) e seis marchas combinada a um propulsor a diesel. E nenhuma das novidades está prevista para breve por aqui.