O antes promissor segmento de minivans segue sendo a vítima “preferida” dos SUVs. Aos poucos, os modelos familiares vão perdendo espaço na gama das marcas ou se adequando à nova realidade, adotando um perfil mais agressivo. Dessa vez, quem confirma o fim de seu representante na categoria é a Ford. A gigante do oval azul descontinuará a B-Max, feita na cidade romena de Craiova, em setembro. Ela abrirá espaço para a montagem do EcoSport.
A retração nas vendas das minivans é notável na Europa. E a B-Max, lançada em 2012, nunca foi de fato um sucesso. Derivada do Fiesta, ela é montada exclusivamente em Craiova, onde foram necessárias diversas paralisações ao longo do tempo para adequar o volume produzido à baixa demanda. Ao fim de sua vida, abre espaço para que o EcoSport, que por ora é levado da Índia à Europa, seja feito no Velho Mundo.
Apesar de alterar seu único automóvel, de B-Max para EcoSport, a planta de Craiova seguirá montando os propulsores 1.0 e 1.5 da linha EcoBoost normalmente.