Hennessey lança Venom F5 e promete máxima de 482 km/h


Desde o lançamento do Bugatti Veyron, criado para ser o carro de produção em série mais veloz do mundo, sendo o primeiro a passar da casa dos 400 km/h, a disputa por esse título ganha cada vez mais postulantes. Assim, ganharam apelo esportivos como Saleen S7, SSC Ultimate Aero, Koenigsegg CCXR e Hennessey Venom GT. No entanto, o ítalo-francês segue detendo o recorde, ainda que outros o reivindiquem, por ter a maior velocidade aferida seguindo as regras do Guinness World Records Book. Ainda não se sabe se a Hennessey tentará bater, oficialmente, o feito do Veyron, mas ela já proclama que seu novo produto, Venom F5, pode ir a 482 km/h.

Como isso seria possível? Bem, a marca semi-artesanal cita uma série de fatores. Começaremos pelo motor, um inédito 7.4  V8 biturbo, construído em alumínio, capaz de gerar impressionantes 1.622 cv e 179,7 kgfm de torque. A energia é entregue às rodas traseiras por um câmbio automatizado de uma embreagem e sete marchas – a caixa manual é opcional. O conjunto, diz a Hennessey, leva o F5 de zero a 300 km/h em menos de dez segundos, alcançando os 400 km/h em 30 segundos.

Para tanto, ele usa uma estrutura dedicada, inédita. Se o Venom GT era baseado no Lotus Elise, o F5 recebeu um monocoque próprio, em fibra de carbono, que deixou seu peso bastante reduzido: 1.360 kg. Para efeito de comparação, o Bugatti Chiron, seu principal adversário nessa “luta”, pesa 1.996 kg.

Para obter o recorde oficial, porém, a Hennessey precisa submeter o Venom F5 às regras do Guinness. O valor reconhecido é a média de duas passagens do modelo por um mesmo trecho, em sentidos invertidos. Por isso, seu Venom GT nunca deteve o título do livro: o alcance de 435 km/h aconteceu em uma única acelerada em uma pista de pouso em fevereiro de 2014.

Para os fãs, porém, isso não necessariamente é essencial. Aos compradores, também: cada um dos 24 exemplares previstos para produção será vendido a pessoas escolhidas pelo dono da marca, John Hennessey. As unidades serão customizáveis, ao preço mínimo de US$ 1,6 milhão (hoje, R$ 5,2 milhões) cada.

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